Edição 215 - 23/11/2023

Momento decisivo requer foco da categoria nas ações de curto prazo


Busca pela intensificação das negociações com o governo acerca da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC) e dos demais itens da pauta reivindicatória, nova fase da Operação-Padrão, avanço do movimento de entrega de substituições. A luta pela valorização da carreira de Especialista tem demandado esforços em variadas frentes e concentrado as atenções dos servidores da Autarquia no período recente.

O surgimento de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da autonomia financeira do BC tem gerado uma série de dúvidas e certa inquietação no corpo funcional da Casa nos últimos dias. Todavia, o momento requer foco nas ações mais importantes e efetivas para o curto prazo, conforme destacado anteriormente. Por óbvio, os temas tratados na PEC em questão são de grande interesse, já vêm sendo analisados pelo SINAL e, tempestivamente, estarão em discussão de maneira aprofundada com a categoria, com a direção do Banco Central do Brasil e com o Congresso Nacional.

Importa observar ainda que as etapas de debate, construção de consensos e deliberação de matéria que altera o texto constitucional podem se estender ao longo de meses ou, até mesmo, anos no Legislativo. Portanto, é fundamental que nas próximas semanas, as atenções sejam mantidas no recrudescimento da mobilização interna, especialmente no crescimento da adesão às entregas de substituições e à Operação-Padrão, ferramentas de luta que respaldam a atuação política das entidades representativas junto às instâncias decisórias.

Nesta sexta-feira, 24 de novembro, haverá nova Assembleia Geral Nacional (AGN) deliberativa para definição da continuidade do calendário de mobilizações, e a presença de todos os colegas, ativos, aposentados e pensionistas, é imprescindível. Confira aqui o edital de convocação, participe e ajude a construir um movimento ainda mais forte.

No Congresso Nacional

O SINAL, em parceria com o SinTBacen e a ANBCB, conclui hoje, 23, a força-tarefa no Congresso Nacional em prol de apoio à pauta da carreira de Especialista. Os três dias de trabalho permitiram a aproximação com importantes lideranças nas duas Casas do Legislativo e diálogos bastante profícuos com vistas às deliberações referentes à construção do Orçamento de 2024.

No fim da manhã desta quinta-feira, a comitiva de servidores encontrou no Senado Federal os dois mais recentes indicados à Diretoria Colegiada do BC, Rodrigo Teixeira e Paulo Picchetti, que, na oportunidade, expressaram apoio à agenda de valorização da carreira.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdital de convocação
Matéria seguinte28,86%: decisão do TRF reforça acerto de estratégia jurídica do SINAL