Edição 29 – 20/2/2017
“Multiplicadores sobre a Reforma da Previdência Social” se preparam para combater a PEC287/2016
Levanta-se uma frente de combate, devidamente treinada, na luta contra a PEC287/2016. O Sinal marcou presença no workshop “Multiplicadores sobre a Reforma da Previdência Social” neste fim de semana, em Brasília. Sérgio Belsito, presidente regional no Rio de Janeiro, e Francisco Tancredi, presidente regional em Fortaleza, representaram o Sindicato no evento, que ocorreu na última sexta-feira, 17 de fevereiro, e no sábado, 18. Na agenda, subsídios contra a falácia do governo sobre a necessidade de uma reforma tão prejudicial à classe trabalhadora.
A programação do primeiro dia contou com palestras concedidas por especialistas. Os economistas Eduardo Fagnani (Unicamp), Denise Gentil (UFRJ) e Clóvis Scherer (Dieese) apresentaram uma série de estudos que desmistificam a argumentação de déficit no setor previdenciário. Antônio Augusto Queiroz, do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) e Luiz Alberto dos Santos, consultor legislativo do Senado, complementaram o cronograma inicial, com análises técnicas e políticas a respeito da PEC.
“A lógica de mercado se sobrepõe aos interesses públicos cada vez mais e de forma vergonhosamente aberta”, considerou Luiz Alberto, sobre o panorama em que se estabelece e tramita a proposta.
Apesar do cenário adverso, Tancredi destacou a importância da mobilização unificada das representações sindicais em todo o país. “Estamos aqui para combater esta reforma”, afirmou, conclamando aos presentes.
A situação dos trabalhadores rurais ganhou espaço na pauta do segundo dia de evento, em explanação da representante do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Jane Berwanger. A especialista ainda ministrou técnicas de oratória, como ferramenta de enfrentamento público à retórica governamental.
Uma análise do sistema de Seguridade Social brasileiro fechou a programação do fim de semana. O painel coube à Anfip, anfitriã e organizadora do evento, que contou com a parceria do Sinal, da Fenafisco, da Anauni e do Dieese.
*Informações e imagens (Ascom/Anfip)