Edição 165 – 18/9/2019

Na Câmara, Sinal denuncia fim de atendimento ao público nas regionais do BC


O presidente do Sinal, Paulo Lino, participou de audiência pública na Câmara dos Deputados na manhã desta terça-feira, 17 de setembro, sob o tema “Uma Nova Política Nacional de Desenvolvimento Regional”. O evento, parte da programação da 56ª Reunião do Conselho de Representantes da Associação dos Funcionários do Banco do Nordeste do Brasil (AFBNB), foi promovido em parceria com a Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Casa.

Durante seu discurso, Lino denunciou o fim das atividades de atendimento ao público nas diversas praças do Banco Central pelo país, destacando o efeito da medida sobre a sociedade, que terá dificultado o acesso ao serviço de reclamação contra instituições financeiras. O assunto repercutiu na última segunda-feira, 16, no jornal O Liberal, de Belém. “A extinção do serviço, segundo os sindicalistas (Sinal), é prenúncio de uma tentativa de desmonte das regionais do BC, entre elas a de Belém”, observa trecho da nota.

Na intervenção ao plenário, o presidente do Sindicato ainda alertou para a lógica perversa de economia a qualquer custo – que norteia a política fiscal dos sucessivos governos – desconsiderando os riscos sociais envolvidos. Além dos seguidos contingenciamentos sobre os órgãos públicos, Lino destacou outras matérias, como o teto de gastos e, no momento, a reforma da Previdência, que agem na contramão do desenvolvimento nacional e da mitigação das desigualdades regionais do Brasil.

“A gente tem acompanhado um estrangulamento dos serviços públicos, prejudicando sensivelmente a parcela mais desassistida financeiramente da população e mais dependente destes serviços que devem ser fornecidos pelo Estado”, afirmou.

Veja aqui a participação do presidente do Sinal.

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal participará de audiência pública na Comissão Mista da MP893/2019
Matéria seguinteSinal proporá questionamentos para sabatina de indicado à Diretoria do BC; contribua