Edição 183 – 7/12/2016

No Senado, Seminário debate desafios da Seguridade Social


DSC_0166 (2)

Os desafios, as perspectivas, as experiências estrangeiras e as frentes de luta em defesa da Seguridade Social no Brasil estiveram em pauta nesta terça-feira, 6 de dezembro, no Seminário Internacional de Previdência Social, evento que reuniu parlamentares, especialistas das áreas jurídica e econômica, além de lideranças sindicais, no auditório Petrônio Portela, do Senado Federal. Enquanto os debates ocorriam, tornavam-se públicos os termos da PEC287/2016, de autoria do Executivo, que pretende impulsionar nova reforma na Previdência.

Diretores executivos e conselheiros de diversas seções regionais representaram o Sinal no encontro.

Seminário

Na abertura dos trabalhos, o senador Paulo Paim (PT/RS) enfatizou o caráter nefasto dos ajustes desejados pelo governo para o setor previdenciário e lembrou que a mobilização dos servidores públicos e trabalhadores da iniciativa privada em defesa de seus direitos conta, ainda, com uma extensa agenda. Medidas como a PEC55/2016 e a possível regulamentação do negociado sobre o legislado, em trâmite no Congresso, foram alvo de duras críticas do parlamentar.

O deputado Bohn Gass (PT/RS) ressaltou a necessidade de se debruçar sobre a discussão de uma Previdência Social digna. “Este debate tem a ver com a vida de todo o povo brasileiro”, observou.

Críticas aos juros da dívida pública e à DRU

A presidente da Fundação Anfip de Estudos, Maria Inez Maranhão, condenou a transferência do ônus das medidas de ajuste apenas à classe trabalhadora. “Enquanto se fala em reforma para cima do cidadão, o aporte financeiro aos custos da dívida pública cresce. O Brasil paga os maiores juros do mundo”, considerou. O argumento foi reforçado pelo deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP). “Continuar pagando altos juros e deixar de pagar o trabalhador: este é o jogo”, denunciou.

As políticas de desvinculação de receitas também estiveram em foco. A Emenda Constitucional 93/2016, que prorroga o prazo da DRU até 2023 e eleva o teto de desvinculação de 20 para 30%, foi apontada como uma das principais causas de desvios de recursos no setor. Para o doutor em Ciência Econômica, Eduardo Fagnani, o argumento de déficit da Previdência não passa de uma falácia. “Não precisamos de novos impostos. Basta que as fontes da Seguridade sejam utilizadas corretamente. É preciso executar o orçamento adequadamente”, ponderou.

Governo promete debate

A representante da Casa Civil, Martha Seillier, atribuiu a necessidade de reformas, entre outros aspectos, ao envelhecimento populacional e à queda das taxas de natalidade. A especialista assegurou ainda que a tramitação da PEC287 permitirá amplo debate sobre as mudanças propostas. “Não é uma simples atitude arbitrária do governo, mas vem sobre um real quadro de necessidade. Não podemos negar o problema”, afirmou.

Experiência Internacional

Ao traçar um diagnóstico do panorama latino-americano, o mestre em Gestão de Serviços de Saúde e Seguridade, Carlos Garavelli, enfatizou que sistemas necessitam de ajustes, porém reforçou o mote da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência. “A assistência prestada por um governo aos seus cidadãos deve ser justa e solidária”, sentenciou.

Para o mestre em Direito Previdenciário, Décio Lopes, grande parte das medidas de ajuste decorre da “imprevidência” dos governos, que utilizam recursos do setor para fins diversos. “É preciso que a Previdência Social seja vista como uma política de Estado e não de governo”, sugeriu.

Agenda de mobilização

No encerramento dos trabalhos, o senador Paulo Paim alertou que, apenas mediante a unificação da luta em defesa dos direitos sociais, será alcançado o êxito. “Precisamos que uma frente ampla se levante, atuando pela manutenção de garantias em diversas frentes. Não podemos permitir um Estado de Exceção. Ao trabalho”, finalizou.

Edições Anteriores
Matéria anteriorReforma da Previdência: quadro compara legislação atual e mudanças propostas
Matéria seguinte