Edição 07.10.2021

Nossa ASBAC

Há pouco mais de três anos, nosso Meio Circulante encerrou as atividades, sem choro nem vela, tornando Porto Alegre a única representação sem Mecir.

Em setembro de 2019, ocorreu o encerramento do atendimento presencial à população nas regionais do BC.

Dias atrás, recebemos a triste notícia, pela Asbac, de que a “área de convivência” do 14º andar foi requisitada pela administração do Banco, por necessidade de processo licitatório. Decisão legal, mas que surpreendeu a todos nós e à própria direção da Associação, na medida em que deu fim a longa e proveitosa parceria em benefício de servidores, terceirizados e visitantes. Sua presença conferia, sem dúvida, qualidade de vida ao nosso trabalho, propiciando, em um lanche ou cafezinho, momentos de relaxamento e descontração com colegas de nosso ou de outros departamentos.

Aparentemente, não há questionamentos de ordem legal a serem feitos. No entanto, fica a impressão de que a Regional está diminuindo – um contínuo desmonte e, no limite, o risco de fechamento.

A pandemia apenas precipitou um processo de mudanças nos hábitos e rotinas de trabalho que já vinha ocorrendo, e tudo indica que o “home office” veio para ficar.

Embora não esteja ainda claramente estabelecido o modo como será executado nosso trabalho ao final das restrições da pandemia, provavelmente envolverá um “mix” das formas presencial e remota.

Empatia, amizade, confiança e solidariedade são necessidades humanas básicas, dificilmente atendidas em ambientes puramente virtuais. Cabe refletir a respeito de como, na ausência de interações humanas presenciais, poderão ser desenvolvidos sentimento de pertencimento e compromisso dos servidores com sua equipe de trabalho e com sua instituição.

Entendemos que, em variadas formas, remanescerá a necessidade de encontros presenciais, e por isso o local deve manter sua destinação como ambiente de convivência dos servidores, inclusive com a possibilidade de retorno da Associação.

Porto Alegre, 7 de outubro de 2021.

Diretoria Executiva

Conselho Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorSINAL-RJ NA LUTA CONTRA A PEC32!
Matéria seguinteQuais são os próximos passos da luta em defesa do serviço público?