Edição 18.09.2019

Encerramento do Atendimento Presencial do BC nas Regionais

Conforme noticiado no Apito 162 e no informativo “Conexão Real”, a diretoria do Banco Central anunciou o encerramento do atendimento ao público nas representações regionais. Tal decisão irá, certamente, prejudicar o acesso da população mais carente ao órgão.

A “reestruturação” dos canais, termo usado no informativo, desconsidera a realidade das pessoas mais carentes e pode resultar em exclusão de parcela significativa da sociedade.

É correta a preocupação do BC com a “nova” era digital e seus impactos; porém, é inegável a necessidade de uma assistência maior às demandas da sociedade, principalmente em uma condição extremamente desigual de forças entre um sistema financeiro concentrado e uma população desinformada e refém desse sistema.

– Defendemos a ampliação das unidades do BC para todas as capitais –

Outro grande risco é o esvaziamento de atribuições das sedes regionais, em especial NOSSA REGIONAL, onde perdemos as funções de “custódia” da moeda, com o fechamento do cofre do “Meio Circulante”.

A concentração das atividades nas unidades maiores vai tornando possível, de forma lenta e gradual, o encerramento de atividades nas praças menores. Sempre com a justificativa do controle fiscal, vivemos um contingenciamento orçamentário que nos levará à inviabilidade da manutenção de diversas funções.

O ESTADO e as carreiras com função exclusiva de Estado, são imprescindíveis para a manutenção dos direitos da sociedade. Repudiamos todo movimento que enfraqueça a Autarquia e seus servidores e, por consequência, o atendimento dos interesses da coletividade.

Ademais, o afastamento da instituição dos interesses da sociedade pode fazer com que a Autarquia seja ainda mais instrumentalizada pelo sistema financeiro do que já é atualmente, situação que poderá influir no projeto de autonomia formal do Banco. Qual é a autonomia que queremos para o BC? A propósito, vale a pena reler o que foi publicado recentemente sobre este assunto nos Apitos Brasil edição 140 (Autonomia do BC), edição 142 (Autonomia do BC (1): Projeto de Lei na Câmara dos Deputados) e edição 143 (Autonomia do BC (2): Definição do BC).

Porto Alegre, 18 de setembro de 2019.
Diretoria Executiva
Seção Regional de Porto Alegre

Edições Anteriores
Matéria anteriorPPG 2020 do Banco Central prevê transferência compulsória de servidores
Matéria seguinteParticipe!