Edição 167 – 9/9/2022

Nota conjunta: entidades representativas convocam servidores para protestos


Em nota conjunta, divulgada nesta sexta-feira, 9 de setembro, as entidades representativas dos servidores do Banco Central convocam toda a categoria para a mobilização nacional da próxima semana (13 e 14 de setembro) em defesa da pauta reivindicatória. O manifesto destaca, dentre outros pontos, a necessidade do engajamento de todos, com vistas à superação dos atuais impasses.

O SINAL reafirma o chamado aos dias nacionais de protesto. Nas próximas edições do Apito Brasil, traremos mais detalhes sobre as atividades. Recomendamos, desde já, como medida permanente, que os servidores trabalhem apenas o período correspondente à jornada normal; não trabalhem durante fins de semana e não ingressem voluntariamente em novos projetos (por exemplo, o Real Digital).

Confira a nota na íntegra abaixo:

Colega,

O SINAL, o SinTBacen e a ANBCB convidam você para participar da mobilização que ocorrerá nos dias 13 e 14 de setembro em prol da reestruturação da carreira de Especialista e da Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC).

A lentidão e as respostas insatisfatórias apresentadas pelo Ministério da Economia são percebidas por todo o corpo funcional, até mesmo em pontos da pauta não pecuniária, que já haviam sido acordados entre a Administração do Banco Central e o ME.

Enquanto a agenda de valorização do corpo funcional do BC é protelada, elevam-se não apenas as assimetrias remuneratórias, mas também a deterioração do clima organizacional e, com ela, o risco de esvaziamento dos quadros da Autarquia, colocando em xeque a manutenção e o incremento das boas entregas do Banco Central à sociedade.

Portanto, o momento de recrudescermos o movimento, em defesa da carreira e da nossa Casa, é este.

Vale lembrar que a abertura dos canais de interlocução com as instâncias decisórias é fruto da nossa perseverante e bem-sucedida mobilização. Todavia, para avançarmos, será necessário demonstrarmos ainda mais disposição e unidade no próximo período. O engajamento de toda a categoria é indispensável para respaldar a atuação das entidades representativas na busca pela valorização.

Dessa forma, reiteramos: atenda ao chamado do SINAL, do SinTBacen e da ANBCB e participe da mobilização. Nos próximos dias, divulgaremos a agenda de manifestações.

Os servidores do Banco Central do Brasil merecem ser tratados à altura de sua qualificação técnica, valor e importância estratégica para o Estado. Contamos com sua participação!

Ajude a construir um futuro melhor para todos nós, ativos, aposentados e pensionistas.

Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (SINAL)
Sindicato Nacional dos Técnicos do Banco Central (SinTBacen)
Associação Nacional dos Analistas do Banco Central do Brasil (ANBCB)

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinalBH 022 em 09/09/2022
Matéria seguinteAGRO define os 13 delegados que representarão Brasília na 29ª AND