Edição 100 - 29/5/2024

Novos valores do auxílio-alimentação serão pagos a partir de junho


O novo valor do auxílio-alimentação dos servidores federais será pago a partir de junho. O reajuste é fruto do acordo firmado entre representações do serviço público e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) no âmbito da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) no fim de abril.

A efetivação do percentual de recomposição do auxílio – juntamente com os demais benefícios já reajustados em maio -, uma importante conquista para os servidores ativos, se dá após forte mobilização do SINAL, das demais afiliadas ao Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e de outras entidades.

Vale destacar que o novo valor do auxílio-alimentação (R$ 1.000,00) pago em junho será incrementado com o retroativo a maio, uma vez que, quando da assinatura do termo de acordo na MNNP, em 25 de abril, a folha referente a maio já estava fechada.

A busca junto ao governo agora se dará pela garantia da isonomia nos benefícios com os demais Poderes, até 2026. O item consta da pauta reivindicatória levada pelo Fonacate e pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) ao MGI ainda na abertura da MNNP, em 2023.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPEC 65/2023: SINAL acompanha tramitação e mantém atuação firme contra a matéria
Matéria seguinteAção dos 28,86% – Atendimento aos filiados