Edição 494 – 11.12.2025

“O BRASIL PRECISA SE ENDIVIDAR URGENTEMENTE. SIM. É ISSO MESMO”.

O Brasil precisa se endividar urgentemente. Sim. É isso mesmo.
Esse vídeo é de 2023. Naquele momento o Brasil já tinha estabilizado sua economia. Já estávamos com ótimos indicadores. De lá pra cá só melhoramos. Não precisamos mais ficar amarrados à austeridade como se estivéssemos em apuros igual a Argentina agora ou o Brasil dos anos 1980 com Sarney e 1990 com FHC. Aquele tempo passou e agora a economia brasileira é uma das mais estáveis do mundo, como a economista Jayati Ghosh, uma das mais respeitadas atualmente, deixa claro no vídeo.
Ter superávit é o oposto do que devemos fazer. Em qualquer empresa no mundo, no momento em que ela está em uma situação tão favorável como o Brasil está agora, ela vai aos bancos tomar empréstimos para investir, para ampliar sua capacidade produtiva e não estagnar. Já que a direita gosta tanto de comparar governos com empresas, então é exatamente isso que devemos fazer. Como governos fazem isso? Investindo em infraestrutura, em educação, em tecnologia. Áreas que abrem caminho para empresas virem e começarem a produzir. E como você investe? Tomando empréstimos!
“Ain, mas a dívida pública é alta!” – Não, não é! A dívida brasileira é 78% do PIB. Na China ela é de 88%. Na Índia ela é de 82%. Nos países desenvolvidos ela passa de 100%. Temos margem para aumentar essa dívida, investir e colher os resultados.
O Brasil precisa urgentemente se endividar para poder voltar a crescer de forma acelerada. O resultado de hoje do PIB mostra que estamos no caminho inverso: de estagnação, por causa dos juros altos. Se seguirmos a receita de austeridade do Banco Central, em poucos anos estaremos em uma espiral descendente, com recessão e desemprego. Teremos infraestrutura deteriorada por falta de investimento estatal e falta de mão de obra qualificada por não ter investido em educação, o que levará a menos investimentos privados, o que levará a menos empregos, o que levará à recessão.
O Brasil precisa urgentemente se endividar. Nas circunstâncias atuais. Se endividar é bom.
Fonte: @anhangamirim
Clique aqui para assistir
PEC-65: RUIM PARA O SERVIDOR DO BC,
PIOR PARA O BRASIL!

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui

SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br

Edições Anteriores
Matéria anteriorCOMPOSIÇÃO DO NOVO COPOM DEVE INCLUIR REPRESENTANTES DAS FORÇAS PRODUTIVAS, DIZ SINDICATO
Matéria seguinteEnquete sobre convênio! 11.12.25