Edição 001 - 07/01/2020

O que esperar de 2020 ?

 

   

Em 2019 se iniciou um novo mandato executivo no governo federal, vários colegas o viram com entusiasmo e mesmo com a convicção de que traria mudanças significativas para o país.

O Sinal, que há exatamente um ano atrás obteve, a duras penas, a liberação da última parcela de reajuste do nosso último acordo salarial, não tinha motivos para se mostrar tão otimista. As declarações do então candidato e atual presidente da República eram pela manutenção da cantilena de perseguição ao Servidor Público. A se acreditar na mídia, os únicos responsáveis pelas dificuldades da nação.

A proposta de reforma da previdência conseguiu a proeza de ser mais perversa que a do governo anterior ao aumentar as contribuições e imputar um suposto déficit aos próprios Funcionários Públicos Civis, fatos estes que já foram arguidos em ação judicial pelo nosso Sindicato e para a qual já se obteve decisão liminar em relação às contribuições extraordinárias previstas. As únicas exceções foram as generosas condições facultadas à Polícia Federal e congêneres da área de segurança.

Seguiu-se, a toque de caixa, uma “reforma” para os militares, com os números produzidos por eles próprios, e com previsões de desembolsos volumosos na forma de aumentos salariais para oficiais. Tal proposta foi estendida a policiais militares e bombeiros dos estados.

2019 mostrou que não adianta ficar fazendo “arminha” de brinquedo com a mão. Neste governo, fica a lição, só há espaço para Categorias que usam armas de verdade.

E os privilégios salariais do Legislativo e do Judiciário? Continuam todos lá. Eles também são “armados”. Toffoli mostrou exemplarmente o poder da artilharia judiciária no caso Queiróz. No Legislativo então nem há necessidade de exemplos, de tão abundantes e cotidianos.

Para 2020, se encontra engatilhada a reforma administrativa e com ela um novo “tiroteio” vai começar.

Se você acha que seus problemas acabaram porque já migrou para o Funpresp…

Se você acha que a reforma administrativa é coisa só para “barnabé”…

Se você acredita que a autonomia do Banco Central irá resolver todos os seus problemas…

Lamentamos informar que você pode estar redondamente enganado. Se há uma constatação sobre 2019 é que as “elites do Serviço Público desarmadas” não tiveram qualquer alívio no atual governo.

Em 2020, apenas a disposição de luta e de manifestação pode nos colocar de novo no centro das decisões. Aliás não é outro o motivo da demora no lançamento da referida reforma. O “fantasma” chileno assombra as noites do atual governo.

 

 

Edições Anteriores
Matéria anterior
Matéria seguintePrevidência: após promulgação, enfrentamento à reforma segue, no Judiciário