Edição 67 - 09/09/2013

O Sinal faz 25 anos de lutas

A organização sindical dos servidores do Banco Central vai completar 25 anos no próximo dia 28 de outubro. Durante esse período, nós, colegas do Sinal, procuramos trazer para a categoria do Rio o conhecimento sobre as dificuldades presentes a cada momento, indicando os temas controversos para o debate mais amplo.

Os encontros consultivos e deliberativos realizados com a participação mais ativa da categoria fizeram com que chegássemos juntos a soluções que pavimentaram o bom caminho percorrido. O contínuo trabalho pela valorização da nossa carreira, em conjunto com a defesa dos direitos e respeito profissional de cada um de nós, formaram o nosso principal norte de atuação.

A institucionalização dessa atuação na forma de sindicato surgiu sob a égide de uma nova Constituição Federal, promulgada três semanas antes, no dia 5 de outubro. Ressaltamos que os ares da democracia, então formalmente reconstituída pela nossa nova carta magna, não passaram em vão. A forma democrática de escolha dos representantes dos servidores, assim como o processo de decisão sobre os temas mais importantes, aberto a toda a categoria em assembleias com amplo espaço para contestações e divergências, fazem parte do nosso DNA.

Contudo, por ser o Banco Central um importante ator econômico, que afeta decisões dos diversos agentes atuantes no mercado financeiro, o Sinal também assume compromisso como agente também a serviço da nossa Sociedade. A defesa de uma atuação do Banco Central focado no melhor interesse do cidadão passa a ser também bandeira do nosso sindicato.

Nesse longo caminho, alguns se afastaram das atividades sindicais por vontade própria ou pelos desígnios da existência humana. Colegas com grande tradição de atuação sindical como Mônica Botafogo, Jarbas Athayde Guimarães Filho e Paulo Roberto de Castro, nosso primeiro presidente, ajudaram a constituir o que o Sinal do Rio é hoje. Deles, não nos esquecemos.

Os desafios que surgem no nosso dia-a-dia, e que nos afetam de diferentes formas, não devem nos fazer esmorecer. Temos a confiança de que, assim como os que vieram antes ajudaram a construir o Sinal do presente, os servidores mais novos trarão energia e ideias inovadoras. Assim, juntos, poderemos aproveitar as oportunidades que surgirem no futuro em benefício da categoria e da nossa sociedade.
 

Há muito tempo estamos juntos. Junte-se a nós, só assim somos fortes.

 

O Sinal Rio promoverá uma série de eventos com o objetivo de marcar essa data tão importante para o nossa categoria. Aguarde os próximos informes!

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória para reunião extraordinária do CR-DF em 9/9/2013
Matéria seguinteBanco Schahin – Tombini é convidado pela Câmara dos Deputados a prestar esclarecimentos sobre a denúncia de desvio de recursos