Edição 122 – 16/8/2016

Ontem no Ministério do Planejamento


Entidades representativas das carreiras que compõem o Núcleo Financeiro e o Ciclo de Gestão estiveram nesta segunda-feira, 15 de agosto, reunidas, no Ministério do Planejamento Desenvolvimento e Gestão (MP), com Augusto Chiba, Secretário de Gestão de Pessoas e de Relações do Trabalho no Serviço Público (SEGRT), e seus assessores. Em pauta, o descumprimento de termos do acordo assinado com os servidores na última campanha salarial.

IMG_5458

Daro Piffer, presidente nacional, e Paulo Lino, diretor de Relações Externas, representaram o Sinal no encontro.

Com relação à ausência de equanimidade nos reajustes concedidos aos servidores dos órgãos estratégicos do governo, o secretário reconheceu a situação, no mínimo desconfortável, criada com a implantação dos acordos assinados em 2016 e comprometeu-se a levar a insatisfação das carreiras presentes, algumas já em greve, ao Ministro do Planejamento Dyogo Oliveira.

Essa desigualdade criada na remuneração de carreiras com a mesma importância dentro do Governo trará de volta o movimento de êxodo de servidores em busca de outros órgãos, altamente nocivo ao serviço público não só pela rotatividade imposta aos quadros das organizações, como também pelo desperdício do alto investimento feito na formação específica dos profissionais.

Os vetos à classificação de Nível Superior para os cargos de Técnico do Banco Central do Brasil e de Finanças e Controle foram alvo de questionamento pelos representantes, exigindo urgência na manifestação do MP, que ficou incumbido pela Presidência da República, nas “Razões de Veto”, de realizar análise da questão de forma global.

As entidades voltam a se reunir com a SEGRT no próximo dia 26 de setembro. O encontro pode, ainda, ser antecipado, em virtude de novos fatos que alterem o rumo dos assuntos discutidos.

O Sinal aproveitou a ocasião para tratar de demanda específica do BC, o reajuste dos funcionários celetistas da ativa. Os representantes do MP afirmaram que em breve haverá novidades sobre o assunto, que, segundo eles, vem, desde nosso último encontro, sendo objeto de análise de forma intensiva.

Edições Anteriores
Matéria anteriorVocê já visitou a página da 27ª AND?
Matéria seguintePalavra do Filiado