Edição 036 - 07/05/2020

OS NÁUFRAGOS DO BACEN

Nenhum homem é uma ilha, nos lembra John Donne, mas quem nunca pensou em ser uma, em certas ocasiões da vida?

Lógico, não qualquer ilha.

Como sempre, tem de ser uma daquelas ilhas tropicais, como nas telas de descanso do computador, com o indefectível coqueiro e a vara de pescar que faz todo o trabalho praticamente sozinha.

Esta miragem por vezes consegue nos hipnotizar, não pelo que contém, mas exatamente pelo que não contém.

Não há contas a pagar, reclamações, problemas de trabalho ou vizinhança etc.

No filme “Náufrago”, com Tom Hanks, somos chamados à realidade de que uma ilha também pode ser um inferno.

Todas as decisões e riscos são exclusivamente seus e a morte pode surgir num simples escorregar de uma pedra.

Há um ano atrás, não poucos funcionários do BACEN sonhavam com o teletrabalho.

Fugir do trânsito asqueroso do Centro da cidade, comer em casa todos os dias, elaborar melhor o seu horário de trabalho e por aí vai.

Um ano e um vírus depois, eis que uma quantidade enorme de colegas está vivendo esta nova realidade.

Seria interessante partilhar a experiência, afinal ela não é igual para todos.

É claro que há ganhos, mas também há perdas que levam um pouco mais de tempo para aparecer.

Passada a euforia inicial de poder trabalhar de pijama se quiser, a rotina provocada pelo trabalho que chega em pacotes e é pontualmente cobrada vai dando o seu contraponto.

Trabalhamos mais e de certa forma nos sentimos mais alijados do processo de decisão.

Para alguns é inevitável a sensação de que está se tornando um “free-lancer” desconectado.

Os sentimentos podem variar.

Há os que acham o máximo, mas há também aqueles cuja  interação com outros colegas no desempenho das atividades era um motor que dava Qualidade de Vida ao seu Trabalho.

Isso é QVT!

E por isso deve ser discutido.

Uma boa parte de colegas terá que voltar à sua rotina no Centro quando a Pandemia passar.

Outro aspecto é a nossa relação com o Banco.

A falta de interatividade com os demais colegas sobre os diversos problemas que nos afligem também nos conduz à desagradável sensação de isolamento e impotência.

O bate-papo no café não era apenas diversão, também era articulação, e, principalmente, fonte de contestação dos problemas.

Muitos colegas começam a verificar no seu contracheque o impacto do aumento dos descontos do PASBC e da Reforma da Previdência do atual governo.

A contribuição extraordinária ainda não é uma realidade graças a uma liminar do Sindicato, mas infelizmente nada é garantido.

Esta passagem forçada por casa também está deixando o travo amargo de que problemas gravíssimos como o combate à Pandemia, que define sobre a vida e a morte de milhares de pessoas, não são empecilhos para a continuidade da luta política entre o Governo e os demais poderes da República.

Nós estamos morrendo aqui e agora em 2020, mas o pensamento de alguns não sai de 2022.

Este vírus, para aqueles que sobreviverem, também passará.

Para nós ficará a obrigação de refletir sobre o nosso futuro, seja como cidadãos cujos problemas são olimpicamente ignorados pela política, seja como Servidores do Banco Central, cujo trabalho que se descortina vem se mostrando cada vez mais árduo e complicado.

Será um mundo novo quando voltarmos livremente às ruas.

Infelizmente isto não significa necessariamente um mundo melhor.

Parece que temos um encontro já marcado com uma distopia.

A perseguição aos Servidores se manteve, o congelamento de salários até 31.12.2021 já é praticamente uma realidade.

Neste futuro sombrio não poderemos de forma alguma estar isolados como náufragos, sob pena de vermos nossos direitos submergindo enquanto somos informados disso por um simples e-mail.

Para os curiosos, segue a citação completa:
“Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; todos são parte do continente, uma parte de um todo. Se um torrão de terra for levado pelas águas até o mar, a Europa ficará diminuída, como se fosse um promontório, como se fosse o solar de teus amigos ou o teu próprio; a morte de qualquer homem me diminui, porque sou parte do gênero humano. E por isso não pergunte por quem os sinos dobram; 1eles dobram por vós”.
(John Donne, Poeta, 1572- 1631).

 

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Diz William Bonner: O atentado do 11 de Setembro nos Estados Unidos deixou um saldo de cerca de 3.000 mortes.

No Brasil, estamos chegando a 9.000 mortes pela Covid-19.

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Informes PASBC:

Novas orientações para solicitação de reembolso de recibos e cupons fiscais

As possibilidades de requerimento de reembolso por e-mail, enquanto perdurar a pandemia pelo Coronavírus (Covid-19), foram ampliadas em relação às medidas divulgadas em 26/3/2020. Agora, será possível o ressarcimento de recibos e cupons fiscais de qualquer valor, assim como já acontece com nota fiscal eletrônica. Anteriormente, era possível a solicitação de ressarcimento apenas de recibos e cupons com valor igual ou superior a R$500,00.

Mesmo com a flexibilização do recebimento por e-mail, para que o direito seja resguardado a todos, permanece em vigor a já anunciada suspensão do prazo normativo para apresentação de reembolsos, por qualquer que seja o documento.

Ao encaminhar os pedidos, é necessário constar no campo “assunto” a expressão “Guia de ressarcimento de despesa”. Deve-se ainda fornecer as seguintes informações no corpo do e-mail:

Nome, telefone de contato, matrícula e nº de ordem do beneficiário (dado que consta no cartão PASBC);

Data do atendimento, das sessões ou da aquisição do medicamento;

CNPJ e nome do prestador.

As demais condições e critérios de cobertura para reembolso permanecem inalteradas, inclusive no que se refere à documentação necessária, disponível para consulta no MCOP (Manual de Critérios e Orientações do PASBC – MCOP, Título 4, Capítulo 2). A documentação deverá acompanhar o pedido de reembolso, conforme a natureza da despesa.

Os documentos fiscais originais deverão ser mantidos pelos beneficiários e poderão ser solicitados posteriormente pelo Programa. Ressalta-se que o art. 62 do Regulamento PASBC define como irregularidades, por parte dos participantes e de seus dependentes, prestar informação falsa e obter benefício mediante ocultação ou omissão de informação, estando sujeitos às penalidades estabelecidas no art. 63 do Regulamento.

Os pedidos de reembolso com recibos e cupons fiscais bem como com nota fiscal eletrônica podem ser encaminhados nos seguintes endereços eletrônicos:

Belém
pasbc.adbel@bcb.gov.br

Belo Horizonte
atendimento.pasbc.adbho@bcb.gov.br
Brasília atendimentopasbc.depes@bcb.gov.br Curitiba atendimento.saude.curitiba@bcb.gov.br
Fortaleza
pasbc.fortaleza@bcb.gov.br
Porto Alegre
sauders@bcb.gov.br
Recife atendimento.pasbc.adrec@bcb.gov.br Rio de Janeiro pasbcrj.atendimento@bcb.gov.br
Salvador
bcsaude.salvador@bcb.gov.br

São Paulo
saude.sp@bcb.gov.br

Por estarmos operando em regime de contingência, o prazo de processamento de reembolso pode ser maior que o usual. Contamos com a compreensão de todos.

 

Atendimento pasbcrj@atendimento@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Exames pasbcrj@exames@bcb.gov.br (21) 2189-5216
Autorizações pasbcrj@autorizacoes@bcb.gov.br (21) 2189-5848
Quimioterapia quimio.pasbcrj@bcb.gov.br (21) 2189-5842
Credenciamento credenciamentos.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5062
Assistência Social sos.assis.adrja@bcb.gov.br (21) 2189-5715
Envio de NF bcsaude-rj@bcb.gov.br
Auditoria adtmed.riodejaneiro@bcb.gov.br

 

Mudanças no atendimento presencial do Depes (Ambulatório, Direto ao Ponto e PASBC)

Cobertura do exame pelo PASBC

Credenciados para realização do exame pelo PASBC

* Mais informações no Portal PASBC: https://www3.bcb.gov.br/

 

ATENDIMENTO DO SINAL-RJ DURANTE A QUARENTENA

 

Central Telefônica – Sede (21) 3184-3500 (siga-me)
Obs.: Ao ligar para a central a sua ligação será encaminhada para um dos funcionários do Sinal. Por favor, aguarde o direcionamento. Após o sinal de chamada o telefone ficará mudo, mas logo você será atendido. Não desligue!

Recepção: Jenilson (21) 98338-7621

Atendimento ao Filiado: Erika (21) 98871-0505

Secretaria: Marcelly (21) 98303-4869

Financeiro: Rose (21) 99725-4424

Presidente Regional: Sergio Belsito (21) 98124-1330

 

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