Edição 6 - 29/1/2026

Os reajustes dos salários, aposentadorias e pensões previstos para o ano de 2026


Em 2024, o SINAL assinou com o governo federal termo de acordo que tratou da reestruturação da carreira de Especialista do Banco Central do Brasil (BC) e garantiu o reajuste do subsídio em duas parcelas. A primeira parcela foi efetivamente paga em maio de 2025, em razão da aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA).

A segunda parcela está prevista para pagamento na folha de abril, com recebimento em maio, conforme a tabela prevista na Lei nº 15.141/2025. Esse reajuste alcançará os servidores ativos, bem como os aposentados e pensionistas que recebem seus proventos com base nas regras de paridade e integralidade.

Para as aposentadorias e pensões proporcionais, concedidas pela regra da paridade, deve ser observado o valor constante da tabela acima, aplicado de forma proporcional ao percentual do benefício.

A aposentadoria (sem paridade) e a pensão civil por morte (sem paridade) cuja respectiva concessão tenha ocorrido, ainda que de forma retroativa, até dezembro de 2024, serão reajustadas pela aplicação do INPC de 2025, no percentual de 3,90% em janeiro de 2026,  e vale para todo o período.

A aposentadoria (sem paridade) e pensão civil por morte (sem paridade) cuja respectiva concessão ocorreu, ainda que retroativamente, no decorrer de 2025 – aplicação do percentual de reajuste  indicado na tabela constante do Anexo I da Portaria Interministerial MPS/MF nº 13, de 9 de janeiro de 2026. Exemplo: se a concessão ocorreu, ainda que retroativamente, em maio de 2025, aplica-se o percentual de reajuste igual a 1,38%, conforme indicado na mencionada tabela.

Para o benefício especial observa-se a mesma sistemática explicada nos itens anteriores, haja vista a adoção do INPC como índice de reajuste.

Os servidores que migraram para o regime de previdência complementar, com adesão ao Funpresp, devem observar as regras do respectivo plano de benefícios, bem como a sua rentabilidade, para verificar eventual reajuste da parcela complementar.

Os empregados reintegrados ao BC terão reajuste salarial de 4,5%, conforme previsto no acordo vigente.

Por fim, para os aposentados e pensionistas vinculados à Centrus, os reajustes aplicados em janeiro de 2026 corresponderam a 4,26% no benefício Centrus e a 3,90% no benefício do INSS.

Edições Anteriores
Matéria anteriorREPRODUZIMOS, A SEGUIR, EDIÇÃO 01/2026, DE 27.01.2026, DO BOCA PAULISTA, INFORMATIVO DO SINAL-SP.
Matéria seguinteSINAL promove café da manhã de recepção a novas e novos Auditores do BC