Edição 109- 16/10/2025

Outubro Rosa lembra que prevenção e diagnóstico precoce podem salvar vidas


Outubro é o mês em que o mundo se veste de rosa para falar de um assunto que ainda assusta, mas precisa ser encarado com clareza e muita responsabilidade: o câncer de mama. A campanha Outubro Rosa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, com o laço rosa simbolizando a coragem e a união das mulheres sobre o tema.

O câncer de mama é o segundo mais frequente entre as brasileiras. Fica atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Trata-se do crescimento desordenado de células mamárias, as quais formam tumores que, se malignos, têm o potencial de invadir outros tecidos. No entanto, se detectado nas fases iniciais, a chance de cura é de até 99%. Os tratamentos variam conforme o estágio e tipo do tumor.

Sinais e sintomas incluem nódulos endurecidos na mama ou axilas, mudanças no formato dos seios, secreções anormais pelos mamilos (principalmente sanguinolenta e transparente), alterações na pele da mama, como vermelhidão ou textura de casca de laranja, além de mudanças nas características dos mamilos. Detectar esses sinais precocemente pode melhorar significativamente as chances de sucesso no tratamento.

Daí a importância do autoexame, que deve ser feito mensalmente, preferencialmente uma semana após o ciclo menstrual, e da realização da mamografia anual, a partir dos 40 anos, que ainda é o meio mais eficaz de rastreamento. Outros exames, como ultrassonografia e ressonância magnética, podem complementar a investigação em situações específicas. O diagnóstico se dá a partir da biópsia, quando indicada.

Sobrepeso, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença e questões hormonais são considerados fatores de risco para o desenvolvimento da doença.

Falar sobre câncer de mama é quebrar tabus, vencer o medo e salvar vidas. A informação é importantíssima e reduz o impacto da doença. A mensagem é clara: diagnóstico precoce é sinônimo de esperança e de mais anos de vida.

Edições Anteriores
Matéria anterior“REFORMA ADMINISTRATIVA”, 28,86% E PEC 65
Matéria seguinteSINAL dá apoio para pedido de isenção de IR a portadores de moléstia grave