Edição 54 - 15/4/2016

Palavra do Filiado


Confirmado. A Proposta de Alterações no Estatuto do Sinal representa a vontade dos filiados.

A divulgação dessa matéria, que deveria ser ampla – prejudicada em parte pelo sindicato -, não vai impedir que os filiados votem SIM nas quatro questões. Apesar de a votação ter começado em 31 de março, apenas ontem, dia 13, o CN permitiu que, no Apito 52/2016, fosse divulgada a manifestação dos formuladores da proposta, ou seja, quando faltavam apenas 4 dias para o encerramento das votações. O jornal do Sinal é um veículo de comunicação que abrange os filiados, nacionalmente, e isso é essencial para levar ao conhecimento dos servidores do Bacen os esclarecimentos a respeito do que se propõe para votação.

O Conselho Nacional, em seus esclarecimentos no referido jornal, recomenda que a proposta deva ser recusada nas três primeiras questões, pelo fato de que, num breve futuro, a diretoria estaria aprimorando instrumentos de participação no sindicato. Argumentou também que o conturbado momento político, mergulhado em incertezas e projetos maldosos do governo, estaria tornando inoportuna a divulgação, discussão e votação da proposta. Então, vejamos.

A proposta em votação tem como finalidade atender os reclamos dos filiados, e é a estes que o sindicato deve servir, considerando que se sentem desprotegidos, isolados das discussões e decisões, pelas barreiras encontradas no CN. Esse distanciamento seria eliminado com a proposta, e isso incomoda muito a direção do sindicato, uma vez que a base ficaria mais unida e fortalecida. Os filiados se fariam ouvir, quebrando o status quo. Isso é uma reivindicação da base, e ela serve para o seu fortalecimento. A vontade do filiado deve prevalecer sobre a vontade do Conselho, pois este foi eleito para representar aquele.

O fato de o país estar atravessando conturbações políticas não seria impedimento para que o sindicato promovesse ampla divulgação para debate da presente proposta, por intermédio de seus veículos de comunicação nacional. O interesse dos filiados deve sempre prevalecer em qualquer situação.

Por tudo isso, devemos votar SIM nas quatro questões de interesse da categoria.

Lembrando sempre que essa oportunidade é única.

Celso Lara, do Rio de Janeiro

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvocatória para Reunião Ordinária Conjunta do Conselho Regional e da Diretoria Executiva Regional de Brasília
Matéria seguinteOntem e hoje, Direx em Curitiba