Edição 151 – 11/10/2016
Palavra do filiado
PEC 241 – entendo que pretende esta PEC evitar o crescimento das despesas neste momento de crise, assegurando, entretanto, a reposição da inflação do ano anterior. Quiséramos nós que a reposição inflacionária houvesse sido contemplada em nossos proventos nos últimos anos. Atenhamo-nos aos nossos interesses.
José Xavier, de Recife
Há algumas semanas encaminhei um texto por este canal. Tratava-se de comentários e, por que não, críticas à forma atual da chamada AND. Discordo do formato de 5 dias de reuniões em uma única cidade. Pedia que confirmassem se era o SINAL que custeava o deslocamento, hospedagem e alimentação das dezenas de representantes que iriam ao evento. Propunha uma diminuição desse tamanho de evento (dias e número de delegados) e a realização através de videoconferência. A meu ver não há assunto de relevância e de implementação efetiva (duvido dessa efetividade) que justifique tamanha despesa (se for o SINAL que custeie). Porém, o SINAL sequer se dignou a publicar meus comentários, ignorou-o solenemente. Agora, além de solicitar a publicação, pleiteio que seja divulgado o custo total do evento para o SINAL e que depois mensuremos quais temas discutidos e aprovados foram realmente implementados.
Francisco Nobre, de São Paulo
Apito Brasil: a melhoria do formato da AND é sempre benvinda, sendo que a própria assembleia é soberana para definir seu funcionamento, inclusive nos aspectos estatutários da instância sindical. Desde já, no entanto, cabe o debate no grupo de ampliação da participação do filiado, no Blog do Sinal. Aproveitamos para relembrar que as demonstrações financeiras do Sinal, que registrarão a seu tempo os gastos da 27ª AND, estão disponíveis aos filiados em portal.sinal.org.br.