Edição 19 – 19/2/2016

Palavra do leitor


Qual a razão da propaganda constante do APITO BRASIL – Edição 17 – “Reunião Ampliada” ser vermelha? Como se sabe o vermelho é marca registrada do comunismo e do PT. O SINAL tem alguma coisa a ver com o PT? Está fazendo propaganda do partido?
Nadir Baruzzi, de Brasília

Apito Brasil: Não temos como ponderar as razões do artista, que no caso foi convidado por outra entidade integrante do Fórum, ao fazer a sua arte. O Sinal, como desde a sua fundação, é apartidário, não realizando propaganda nem hostilizando qualquer das agremiações políticas constituídas no nosso país. Nosso relacionamento com outros setores do movimento sindical dá-se a partir da pauta de reivindicações dos servidores do Banco Central, buscando unidade de ação em favor dos pontos comuns às categorias do serviço público.

——————————————————————————————————–

A luz vermelha, digo a escrita em letras vermelhas vêm aparecendo, há anos, em todos os comunicados dos dois Sinais. Dizem os mais entendidos que a gente acostuma até com coisas ruins. Aliás, a propósito, tem até uma historinha que se transformou em folclore, mas que merece ser contada. É sobre um preso que, diariamente, pontualmente, às 14H00, era retirado de sua sela e levava umas “boas” chibatadas. Foi assim durante anos, mas um dia o guarda penitenciário (carrasco) esqueceu-se de sua obrigação. O preso que já estava todo preparado, arrumado, penteado, de banho tomado, perfumado, estranhou que a hora passou e nada de ser retirado da sela para ser chicoteado. E, chateado, inquieto, começou a ficar preocupado, andando de um lado para o outro e desabafou: pelo amor de Deus será que se esqueceram de mim, não acredito, não mereço um descaso desse.

E assim, durante anos, vem essa maldita letra vermelha dominando as  escritas dos dois SINAIS. Em todas as palavras aparece uma letra, mesmo pequena, com o vermelho dominando, além de vocês abusarem de tal cor (que nem quero repetir o nome) nos comunicados maiores, nas bandeiras desfraldadas durante a realização de assembléias, etc. etc. Reparem que um dos diretores do SINAL DF, que aparece na fotografia do “site”, está devidamente paramentado com uma gravada daquela cor.

Mas, chega um dia, acontece o inevitável. Alguém observa o que vem ocorrendo e se desperta revoltado como o que se vê, letras vermelhas prá tudo quanto é lado, principalmente nesse Comunicado da REUNIÃO AMPLIADA. Essa pessoa, perspicaz, como seu olhar de lince, se chama NADIR BARUZZI, associado há bastante tempo, de Juiz de Fora, com o seu linguajar típico de mineiro, pensa com seus botões: uai sô, que trem esquisito é esse. Qui tá acontecendo véio. Tá tudo vermeio nessa escrita do nosso Sindicato. Aí a chama da revolta se alastra que nem fogo em terreno seco morro acima. E, imediatamente, faz o seu protesto, no que foi acompanhado pelo signatário. Não satisfeito, registrou a sua indignação, insatisfação ao Presidente Nacional do SINAL, DARO PIFFER, o que também o acompanho e que o faço agora.

Dessa forma, solicito aos dois dignos presidentes que me informasse, por gentileza, o porquê de os dois sindicatos virem, há anos, utilizado letras vermelhas em tudo que fazem. Seria para agradar os membros da “CASA BRANCA” ou para ficarem iguais os integrantes do MST? O certo, dignos Presidentes, como disse o nosso colega BARUZZI, a nossa cor sempre foi e sempre será verde e amarelo e disso não podemos abrir mão.

Desses “cumpanheiros” que se vestem de vermelho e que desfilam, portando e desfraldando bandeiras pela Esplanada, bem como dos “nossos” dirigentes, que só sabem abrir o saco de maldades contra o sofrido povo brasileiro, estamos cheio. Basta o que já fizeram, quebraram a maior empresa do país (PETROBRÁS) e o maior fundo de pensão ligado a essa empresa (PETROS), além do FUNCEF, PREVI, POSTALIS e outros. E não satisfeitos nos impingiram um desumano confisco salarial (cobrança da CPSS), complementado com a não atualização da tabela do IR.

Assim, entendo, corroborando o que disse o nosso amigo BARUZZI, que os sindicatos têm e devem de serem apartidários, cuidando sempre dos interesses de seus associados, nunca prestando a homenagens (utilizando-se de letras vermelhas) a entidades como MST, CUT ou mesmo para agradar aos senhores do Palácio do Planalto.

Diversos colegas, depois de atentaram para esse “vermelhão” todo, se mostraram dispostos a pedir demissão dos quadros do Sindicato, o que entendo nem incentivo, pois, não seria o momento adequado. Essa falha de se utilizar letras vermelhas poderia ser facilmente consertada. Bastaria voltarmos ao verde e amarelo, o que espero aconteça logo.
Donaldo Coelho, de Brasília

Apito Brasil: Mantivemos a cor preta original das letras, conforme enviado pelo leitor.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPropostas do Fórum
Matéria seguinteLeitura de Fim de Semana