Edição 65 – 28/5/2014

Paralisação dos Técnicos no BCB pede a modernização da carreira de especialista


O Sinal manifesta seu apoio à paralisação de hoje, 28, convocada pela diretoria do SinTBacen, em busca da MODERNIZAÇÃO DA CARREIRA DE ESPECIALISTA. Destacamos a necessidade de união dos colegas, pois as reivindicações apresentadas também são pautas do Sinal, aprovadas nas ANDs e ratificadas em votação eletrônica pela categoria.

Neste sentido, lembramos da carta que enviamos em julho de 2013 ao secretário de Relações do Trabalho do Ministério do Planejamento, Sérgio Mendonça, reiterada em fevereiro de 2014, na qual reivindicamos, além da modernização da carreira, reposição das perdas inflacionárias, equiparação dos benefícios com outros poderes da República e instalação imediata da Mesa Seccional no Banco Central.

Agora, diante da decisão do STF sobre ADIN a respeito da regularidade do enquadramento, na mesma tabela de vencimentos, dos atuais ocupantes dos cargos de nível médio e os futuros servidores aprovados em concurso público para os mesmos cargos, porém com a exigência de nível superior para ingresso, entendemos que as barreiras legais para esta conquista estão superadas, restando apenas as de ordem política. 

Na mesma sentença também fica clara a impossibilidade de futura “transposição” de um cargo de nível superior para outro com a mesma exigência, mas de rendimento superior.

Pauta da chamada à paralisação:

  • modernização da Carreira de Especialista;
  • nomeação imediata de todos os aprovados no último concurso; 
  • nível superior para carreira de técnico;
  • patamar salarial de 70 % em relação ao cargo de analista;
  • pelo BCB no topo do Executivo.

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorSindicatos debatem Emenda 21 à MP 632/2013 com presidente do Senado Federal
Matéria seguintePlanos Econômicos: a continuação do impasse