Edição 119 – 11/8/2016

Parlamentares e entidades sindicais inauguram frente pela auditoria da dívida pública


“Auditoria da dívida, já”. A palavra de ordem ecoou pela Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 9 de agosto, durante o lançamento da Frente Parlamentar Mista pela Auditoria da Dívida Pública com Participação Popular. O mote foi repetido por lideranças sindicais e parlamentares presentes à solenidade. A iniciativa nasce com o objetivo de garantir o cumprimento do texto constitucional (art. 26 do ADCT), por meio da verificação do endividamento no setor público.

DSC_0395 (Small)

Daro Piffer, presidente nacional, Paulo Lino, diretor de Relações Externas, e Rita Girão, diretora de Ações Estratégicas, representaram o Sinal no evento.

O deputado federal Edmilson Rodrigues (PSOL/PA), que coordena a Frente na Câmara, criticou duramente a forma como o sistema da dívida consome recursos do país, sem que as autoridades tomem medidas para a contenção do problema. “O que vemos é uma falcatrua institucionalizada para legitimar a dívida pública”, afirmou.

No Senado Federal, João Capiberibe (PSB/AP) será o responsável por dirigir as ações do movimento.

A coordenadora da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fatorelli, denunciou a origem obscura dos débitos e o esquema de transformação de passivos privados em públicos, como ocorreu quando bancos estaduais foram vendidos. “Os bancos privados levaram todo o patrimônio: estrutura física, carteira de clientes e créditos, mas as dívidas destas instituições foram transferidas para os estados”, observou.

Fatorelli ainda exaltou o caráter suprapartidário e intersindical da Frente, que congrega mais de setenta entidades apoiadoras, entre elas o Sinal.

Mãos à obra

Já está em pauta a primeira frente de embate do movimento. Na última semana, a Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO) do Congresso Nacional aprovou destaque que inclui a auditoria da dívida pública nas diretrizes orçamentárias para o ano que vem. A missão agora é trabalhar para que o Legislativo referende a medida e possamos dar este passo significativo já no próximo ano.

O Sinal segue acompanhando e integrando as diversas atividades.

Auditoria da dívida, já!

Edições Anteriores
Matéria anterior27ª AND
Matéria seguinteFórum dos Servidores convoca mobilização em defesa do serviço público