Edição 007 - 13/01/2022

Participe da Paralisação Virtual do dia 18, das 10h às 12h!!!

 

 

O presidente regional do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central do Rio de Janeiro (Sinal-RJ), Sergio Belsito, criticou a falta de diálogo do Governo Federal e da Diretoria do Banco Central com os Servidores do Banco, destacou que as perdas salariais da Categoria já acumulam 37% nos últimos anos e lamentou a falta de isonomia da gestão Bolsonaro.

Durante a entrevista, Belsito ressaltou que não há explicação plausível, exceto a motivação eleitoral, para a escolha de reajustar Carreiras da Área de Segurança em detrimento das demais.

Relatou que a insatisfação é generalizada entre os Servidores, com a população cada vez mais desassistida pelo desmonte do Serviço Público.

Ele lembrou que quando da implementação da lei que concedeu a Autonomia do Banco Central foi argumentado pela Diretoria da Autarquia que esta aprovação possibilitaria a instalação de um novo Plano de Cargos e Salários para a Categoria, o que resolveria muitos dos problemas de recursos humanos, mas isto não está acontecendo.

Os projetos do BACEN continuam sendo tocados com excelência por cada vez menos Servidores e em condições cada vez mais degradadas, sem que haja a contrapartida da Instituição.

“Só ‘tapinha nas costas’ não pagam as dívidas dos Servidores”, afirmou.

Observou que, pelo contrário, estamos pagando uma Contribuição bem maior para o nosso Plano de Saúde e vendo a qualidade do seu atendimento cair.

Outra demanda é a tentativa de acordos para o pagamento de ações judiciais antigas que já podiam ter sido resolvidas há mais de 20 anos e que o BACEN nada faz, se escorando na morosidade da Justiça.

Questionado sobre a possibilidade de adesão à greve geral preconizada pelo FONASEFE (Fórum Nacional dos Servidores Federais), Belsito informou que, na falta de respostas às suas demandas, o Sindicato inevitavelmente irá participar das discussões neste caminho.

O locutor então perguntou se uma greve do Banco Central poderá impactar a população.

O principal efeito, ponderou Belsito, é o prejuízo de imagem para os investidores por falta de segurança e garantia para o mercado financeiro operar, com possíveis efeitos no câmbio e na distribuição de numerário.

Indagado também se avaliava que a PEC 32, da Reforma Administrativa, já teria sido enterrada, Belsito considerou que ela ainda não foi sepultada de vez, pois há um período muito perigoso de pós-eleição em que ela pode ser colocada de novo em votação, mas se mostrou confiante que mesmo se for este o caso, os Servidores irão conseguir barrá-la novamente.

Participe da Paralisação Virtual do dia 18, das 10h às 12h!!!

 

ATÉ QUANDO?

O gráfico ilustra a defasagem salarial em relação ao patamar de julho de 2010, considerando as três parcelas de reajuste de 5%, concedidas em janeiro de 2013, 2014 e 2015, as parcelas de 5,5%, em agosto de 2016, 6,98%, em janeiro de 2017, 6,64%, em janeiro de 2018, e 6,31%, em janeiro de 2019, conforme acordos celebrados com o governo.Ressalta o corrosômetro a estimativa1  da perda salarial acumulada de agosto de 2010 a outubro de 2021, em termos de quantidade de salários atuais, deixados de receber no período.1 Somatória das defasagens salariais (incluem as do 13º salário) calculadas em cada um dos meses do período, corrigidas pela variação do IPCA acumulado até outubro de 2021.19 de novembro de 2021.

 

UM JORNAL EM BUSCA DE UM NOMEVer a imagem de origemO Sinal-RJ conta, entre suas Publicações, com o Apito Carioca Especial  para Aposentados e Pensionistas.O que você acha de essa Publicação passar a ter um “nome de fantasia”, de mais fácil comunicação com seus leitores?Se você tem alguma proposta de nome para o Jornal, mande a sua sugestão para o WhatsApp do Sinal-RJ (21 96920-0347) ou envie um e-mail para sinalrj@sinal.org.brParticipe!

 

VISITE
A PÁGINA DE CONVÊNIOS
E CONHEÇA AS VANTAGENS DE SER
FILIADO  AO SINAL-RJ
TELEFONES ÚTEIS
ATENDIMENTO DURANTE
A PANDEMIA
CLIQUE AQUI

 

Os Demonstrativos Contábeis de Novembro-2021 e anteriores estão disponíveis para
consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal
(Portal Sinal – Demonstrativos Contábeis).

O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas por
intermédio do e-mail financeirorj@sinal.org.br

Sinal: 1.336 Filiados no Rio de Janeiro, em 13.01.2022. 

 

Diga pelo que você quer lutar!

LUTE JUNTO COM O SINAL!

Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui para descadastrar-se.
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500. E-mail: sinalrj@sinal.org.br
Edições Anteriores
Matéria anteriorTire as suas dúvidas sobre a Reestruturação de Carreira, reajuste salarial e lista de entrega de comissões e não assunção, na reunião de amanhã, 13/1
Matéria seguinteA reunião sobre a lista de entrega das comissões e não assunção começa daqui a pouco. Não perca!