Edição 199 – 22/11/2018

PASBC: Assembleia Geral Nacional, hoje, 22, dá a largada para pesquisa por meio de Votação Eletrônica.


O Sinal convoca todos a participarem de Assembleia Geral Nacional (AGN), a realizar-se de hoje, 22 de novembro, até as 18h do dia 5 de dezembro, por meio de votação eletrônica, onde buscamos respostas para duas perguntas, simples e objetivas, como devem ser:

1. Você concorda com as melhorias na Gestão do PASBC e com a implantação de políticas de Prevenção e Promoção à Saúde, como proposto pelo Depes?

2. Você concorda com o aumento nas contribuições dos participantes do PASBC, como proposto pelo Depes?

Afirmamos, desde o início das apresentações sobre propostas de alterações no Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), promovidas pelo Departamento de Gestão de Pessoas (Depes), ainda em meados do ano passado, que éramos totalmente favoráveis às medidas anunciadas que promoveriam uma melhor Gestão do PASBC e a implementação de ações de Prevenção e Promoção à Saúde e que, só então, depois de avaliados seus resultados, é que se poderia pensar em mudanças no modelo contributivo.

Infelizmente, o Depes, que resolveu repaginar sua proposta de alterações no valor das contribuições dos participantes do Programa, também adiou, inexplicavelmente, por mais de um ano, a efetivação das providências gerenciais anunciadas, que, se tivessem deixado de ser apenas projetos e tivessem sido concretizadas, poderiam proporcionar, neste momento, que encontrássemos o PASBC com um novo patamar de gestão, com políticas de prevenção e promoção à saúde em andamento, o que, certamente, significaria um outro cenário econômico a ser avaliado.

À omissão do Depes quanto às possíveis melhorias gerenciais do PASBC, que continuam sendo apenas boas intenções, foi acrescentada uma nova proposta financeira em que além de aumentar a contribuição dos participantes, em sua maioria, em mais de 100%, procura dar uma nova interpretação ao texto legal, de forma a flexibilizar os limites de participação financeira estabelecidos.

Não estamos discutindo um simples plano de saúde, mas sim, um Programa de Saúde, que se constitui no pilar mais sólido do Programa de Gestão de Pessoas da Instituição. Esta é a grandeza com que o assunto precisa ser tratado, que não se coaduna com o tempo exíguo com que se busca respostas a questões formuladas de maneira dúbia, em total dissonância com a demora da definição das propostas.

Fique atento às convocações das seções do Sinal para assembleias e atos regionais e vamos juntos decidir o futuro do PASBC.

Clique aqui, e participe da Votação Eletrônica, que é aberta a todos os servidores, filiados ou não ao Sinal. Vamos levar à direção do Banco Central o que pensamos sobre as propostas de mudanças no PASBC.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEleição de delegados para recompor a delegação do Rio de Janeiro para a 28a. AND.
Matéria seguinteHOJE – AGR – Eleição de Delegados da 28a AND; AGN – Alterações no PASBC