Edição 024 – 26/03/2018

PASBC: Reunião com Marcelo Cota

Na segunda-feira passada, dia 19/03, houve uma reunião com o chefe do Depes no auditório da ADRJA. Apesar de não ser o tema principal, o primeiro tópico foi exatamente sobre o nosso Programa de Saúde. De início houve uma crítica ao Sinal, pelo fato de querermos discutir exatamente os problemas de gestão com o Banco, informando que não há apenas a discussão do modelo contributivo e que há, sim, diversos estudos sobre os problemas de gestão.

Cabe destacar inicialmente que a crítica não procede, sendo portanto injusta. O Sinal, cônscio dos seus deveres, sempre procura soluções que ajudem a viabilizar o nosso Programa de Saúde, e neste sentido sempre procurou ampla parceria com o Depes e com o Comitê Gestor do PASBC. A triste verdade é que, infelizmente, raramente a recíproca é verdadeira, pois quando somos procurados, o Banco apenas deseja que o Sindicato homologue as suas decisões previamente tomadas, e, com isto, obviamente, não podemos concordar.

Porém a afirmação da existência dos referidos estudos nos enche de esperanças de que possam ser mais do que isto e que na próxima reunião para tratar exclusivamente do tema PASBC, programada para abril, o Depes apresente uma proposta ampla para o nosso Programa de Saúde.

Aliás, não vemos motivo pelo qual tais estudos, assim como o modelo contributivo visualizado pelo Depes, não possam ser divulgados imediatamente. Estejam certos que o Sindicato será o primeiro a divulgá-los entre os nossos funcionários da ativa e principalmente entre os aposentados, parcela significativa dos interessados e que muitas vezes não recebem as informações com a devida assiduidade.

Acreditamos que uma proposta abrangente, que não envolva apenas o equilíbrio financeiro, mas também gestão, políticas de prevenção e promoção da saúde e principalmente a garantia do Banco com a manutenção do Programa, seja a melhor forma do Depes conseguir a adesão de funcionários da ativa e aposentados na votação de uma eventual mudança do Regulamento.

Encerramos renovando o nosso convite de parceria ao Chefe do Depes. Afinal de contas, o PASBC é um patrimônio de todos os funcionários do BCB, ativos ou aposentados, comissionados ou não.

TODO APOIO AO GRUPO DO RIO E AOS
NOSSOS REPRESENTANTES NO COMITÊ GESTOR DO PASBC!

 

Lute conosco!
Procure o SINAL!

Edições Anteriores
Matéria anteriorSinal mantem interlocução com o BC e cobra diálogo franco com os servidores
Matéria seguinteEsvaziamento da sede do BC em Porto Alegre: quem assumirá a arbitrariedade?