Edição 77 - 25/4/2024

Pauta específica: servidores aprovam proposta apresentada pelo MGI


Em Assembleia Geral Nacional (AGN) nesta quarta-feira, 24 de abril, os servidores do Banco Central aprovaram – com 80% de votos favoráveis dos presentes – a proposta apresentada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na mesa específica. O SINAL já comunicou à pasta o aceite por parte do corpo funcional do BC e solicitou nova reunião, para a assinatura do acordo, quando será encerrada a operação-padrão na Autarquia.

Além do reajuste das tabelas remuneratórias, a ser implementado em 2025 e 2026, a proposta contempla novas prerrogativas e a alteração da nomenclatura do cargo de Analista, para Auditor, pleitos sobre os quais o Sindicato se empenhou fortemente nos últimos anos e que representam importantes conquistas. A mudança de nomenclatura a ser implementada não prejudica questões relativas à paridade dos aposentados. Quaisquer informações que circulem dizendo o contrário são falsas.

Os avanços angariados ao longo das rodadas da mesa com o MGI, fruto em grande parte da manutenção das mobilizações da categoria, cabe destacar, foram parciais. O trabalho seguirá em torno das reivindicações não atendidas pelo governo neste momento, como o nível superior para os Técnicos, demanda histórica de toda a carreira, pela qual o SINAL lutará até sua efetivação. Sobre o tema, o Sindicato apenas indicou o aceite à proposta na AGN desta quarta-feira após conversas com o SinTBacen, reafirmando o compromisso de manter os esforços conjuntos nas variadas frentes em defesa dos Técnicos do Banco Central.

Outro ponto que seguirá no centro da atuação do SINAL é a redução das assimetrias em relação a carreiras congêneres, inclusive com a busca pela Retribuição por Produtividade Institucional (RPBC) por meio de tratativas no Executivo e no Legislativo.

Agradecemos a cada colega que se manteve mobilizado em busca de melhorias para a carreira e o BC e solicitamos que se mantenham atentos, pois ainda há muito a avançar e a participação de todos será fundamental.

No segundo semestre de 2024, haverá nova Assembleia Nacional Deliberativa (AND) do SINAL, quando serão discutidas eventuais novas demandas para a pauta reivindicatória da categoria, bem como o aprimoramento das frentes de mobilização. Participe!

Edições Anteriores
Matéria anteriorLogo mais, às 14h30 participe de AGN deliberativa
Matéria seguinteAmanhã, AGRO às 9h: apreciação das contas de 2023 e informes da ação da GABC