Edição 274 - de 10.05.2024
PEC 10: NOSSA CATEGORIA DIZ “NÃO!”
Sinal-RJ faz doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do SulParticipando da corrente de solidariedade que tomou conta do país (e que se estende até mesmo para além das fronteiras do Brasil), o Sinal-RJ fez uma doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.Clique aqui e veja a cópia do Recibo emitido pela Ação da Cidadania Contra a Fome, a Miséria e pela Vida referente á nossa doação. |
SORTEIO DO SINAL-RJ DO DIA DAS MÃESClaudia Marquesi Prata é a colega que ganhou uma Cesta de Café da Manhã personalizada no sorteio do Sinal-RJ do Dia das Mães.O sorteio considerou, de uma parte, o resultado da Loteria Federal do dia 08.05.2024, e, de outra parte, a Lista, em ordem alfabética, das filiadas ao Sinal-RJ.Feliz Dia das Mães para todas as mães integrantes da Comunidade BCB! |
Duas excelentes notícias.
Primeira:
Nossa Categoria diz “Não!” à PEC 10.
“Contra”: 1.036 Votos; “A Favor”: 871 Votos. “Abstenção”: 42 Votos.
Esse o resultado de Votação Eletrônica realizada pelo Sinal, iniciada às 14h do dia 06, segunda-feira feira passada, e encerrada às 18h do dia 09, quinta-feira passada.
A pergunta submetida à nossa Categoria foi “Em relação à proposta de Emenda Constitucional n. 10/2023 (a pec dos quinquênios), qual sua opinião sobre o SINAL trabalhar por uma emenda que inclua os servidores do BC?”.
Foi de 1.949 o total de votos da VE da PEC 10, algo em torno de 20% do total de integrantes – servidores da ativa, servidores aposentados e pensionistas – de nossa Categoria, que conta com cerca de 10.000 pessoas.
Esses 1.949 votos representam cerca de metade dos votos da VE da PEC 65 – 4.524 votos -, número que, por sua vez, corresponde a quase 50% dos componentes da Categoria.
A expressiva disparidade verificada entre o número de participantes das VEs da PEC 10 e da PEC 65 pode ter, entre seus fatores explicativos:
1) O maior ou menor interesse, para a Categoria, dos assuntos submetidos às VEs;
2) A grande diferença de quantidade e qualidade do debate realizado em um e em outro caso (meses de debate precedente à VE da PEC 65 x poucos dias de debate precedente à PEC 10);
3) 5 dias de duração da VE da PEC 65 x 3 dias de duração da VE da PEC 10.
Agora, deixada para trás mais uma “casca de banana” que se encontrava em nosso caminho, é hora de prosseguir, cada vez com mais firmeza, na luta para “enterrar” a PEC 65.
Não à PEC 65!
Não à PEC do RCN!
Não à PEC do mercado financeiro, que busca transformar o BC Autarquia, com Carreira Típica de Estado e Estabilidade para seus Servidores poderem cumprir o seu papel Cidadão em um BC empresa pública, com empregados sem estabilidade, e, portanto, sem a condição sine qua non para poder desempenhar suas funções.
Segunda:
O presidente do Senado Federal retira de pauta a PEC 10, a PEC dos “Penduricalhos”!
Pacheco tira de votação a PEC do Quinquênio, a ‘pauta-bomba’ do Senado
Fonte: Revista Veja
Proposta polêmica quer turbinar salários do Judiciário e tem estimativa de custar R$ 80 bilhões aos cofres públicos até 2026.
Por ‘cautela’, Pacheco tira da pauta a PEC que aumenta benefícios salariais do Judiciário
Fonte: Notícias R7
Proposta que turbina salários de juízes, promotores e defensores pode ter impacto de R$ 80 bilhões aos cofres públicos até 2026.
PEC do Quinquênio é retirada da pauta do Senado
Fonte: Jovem Pan News
A proposta de emenda à Constituição, conhecida como PEC do Quinquênio, passou nesta quarta-feira (08) pela quarta sessão de discussão em primeiro turno. Mas só voltará à pauta para votação do Plenário depois de decisão de líderes partidários.
Diga pelo que você quer lutar!
LUTE JUNTO COM O SINAL-RJ!
Não deseja mais receber o Apito Carioca? Clique aqui.
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ)
CEP: 20.071-002. Tel.: (21) 3184-3500.