Edição 111 – 29/6/2021

PEC 32/2020: em nota, Sinal e entidades conclamam união em defesa do BC


Em nota conjunta divulgada nesta terça-feira, 29 de junho, o Sinal e entidades representativas de servidores no Banco Central do Brasil apontam os prejuízos decorrentes da possível aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020 – reforma administrativa – em pauta na Comissão Especial da Câmara dos Deputados. O manifesto reforça a premissa da unidade, compromisso da atual gestão do Sinal em torno da defesa dos interesses de todo o corpo funcional do BC.

A retirada da estabilidade para grande parte dos servidores públicos e a substituição dos atuais cargos em comissão e funções de confiança pelos chamados cargos de liderança e assessoramento são duas das inconsistências trazidas pelo que as entidades signatárias chamam de “Contrarreforma Administrativa”.

“No âmbito do BCB, a medida representará o fim da garantia legal de reserva destas funções para servidores da Casa, permitindo ingerências externas sem precedentes no corpo funcional da Autarquia”, destaca a nota, acerca da possibilidade de troca de servidores concursados por indicados políticos em cargos estratégicos.

“Junte-se a nós na defesa do caráter republicano do Banco Central do Brasil e de um Sistema Financeiro sólido, eficiente e voltado aos interesses da sociedade”, conclamam as representações da categoria.

Leia aqui o documento na íntegra.

Edições Anteriores
Tags:

Publicações Relacionadas:


Matéria anteriorHoje: webinar sobre os impactos da Reforma Administrativa (PEC 32), às 14h30
Matéria seguinteAGRE – Alteração do endereço da SEDE do SINAL-RS