Edição 137 – 15/10/2014
PEC 555/2006: Presidente da Câmara renova compromisso e garante pautar matéria após as eleições
Em meio a grande ato público de entidades ligadas ao movimento Una-se, Casa não atinge quórum suficiente para votação da proposta
Idosos, aposentados, pensionistas e entidades ligadas ao movimento Una-se se reuniram, nesta terça-feira, 14 de outubro, num grande ato público, na Câmara dos Deputados, em favor da aprovação da PEC 555/2006 e do PL 4434/2008. A mobilização teve como objetivo pressionar a Casa pela votação das duas matérias em plenário. Os diretores de Assuntos Previdenciários e Relações Externas, Sérgio Belsito e Luís Carlos Paes de Castro, respectivamente, representaram o Sinal no evento. Apesar da falta de quórum para a votação da PEC, o presidente Henrique Eduardo Alves (PMDB/RN) garantiu pautar a matéria após as eleições.
Desde o início da manhã, representantes do Una-se tomaram os plenários 1 e 8 do anexo II da Câmara. Diante do grande público, lideranças de sindicatos, associações e federações de todo o país mantiveram o discurso de esperança por um resultado positivo ainda nesta terça-feira. A grande expectativa ficou a cargo da reunião do Colégio de Líderes da Casa, na qual Henrique Alves apresentaria a proposta de votação da PEC 555/2006. A falta de quórum acabou inviabilizando o debate acerca do texto da proposta. Ao fim da sessão, que votou a MP 651/2014, o presidente da Casa, renovou o compromisso assumido durante as mobilizações em Natal, no mês passado, garantindo, diante de todos os presentes no Plenário Ulysses Guimarães, que o assunto será pautado após o segundo turno das eleições.
O grande destaque alcançado pela proposta dentro do Legislativo se deve ao esforço de milhões de brasileiros, inconformados com a injustiça imposta aos idosos atualmente, e às mobilizações do Una-se, que desde agosto tomaram conta de grandes capitais do país. A luta continua! Conheça e faça parte deste movimento.