Edição 67 – 30/5/2014
PEC 555/2006 – Votação já
Sucesso na mobilização faz crescer a possibilidade de que matéria entre em pauta, proximamente.
O ato público em favor da votação, e aprovação, da PEC 555/2006 lotou o auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, na manhã desta quinta-feira, 29 de maio. Mais de 700 servidores disputavam espaço até nos corredores para acompanhar o evento.. O texto da proposta põe fim à taxação previdenciária de servidores aposentados e pensionistas. O Sinal marcou presença com membros da Diretoria Executiva Nacional. O presidente, Daro Piffer, esteve no evento, acompanhado dos diretores: Luis Carlos Castro (Relações Externas), Sérgio Belsito (Assuntos Previdenciários) e Iso Sendacz (Relações Intersindicais).
Diante do público, discursaram as lideranças das entidades envolvidas. 29 deputados federais também participaram da cerimônia, manifestando apoio à proposta, entre aplausos e vaias, em determinados momentos.
Em seu discurso, o presidente nacional do Sinal, Daro Piffer, destacou o empenho dos que estavam ali defendendo a causa. “Podemos ver este auditório lotado, em plena quinta-feira. Isso mostra que o povo não está de brincadeira. Todos estão aqui em busca de direitos”, afirmou. Ele também questionou a atuação do líder do PT na Câmara, deputado Vicentinho (SP). “Sabemos que uma decisão desta não depende do governo. O Vicentinho é um representante do partido na casa ou está aqui apenas para fazer as vontades do Executivo?”, completou, lembrando que o deputado chegou a manifestar apoio à PEC em 2011, mas voltou atrás após ordens do Planalto.
Outro fato de destaque foi a presença da presidente da Associação dos Pensionistas do Instituto de Previdência Municipal de São Paulo (Apiprem), Laura Martines. Aos 94 anos de idade, ela se deslocou da capital paulista até Brasília para acompanhar o ato. Em discurso, sentada em uma cadeira de rodas, ela ressaltou a importância do legado da PEC para os pensionistas. “Não estou nesta luta apenas por mim mesma. Tenho 94 anos e acredito que a aprovação da proposta vai beneficiar muitos pensionistas que ainda estão por vir”, disse.
No evento, quase a totalidade dos parlamentares presentes defenderam a necessidade de que a PEC 555 seja pautada imediatamente, antes mesmo do recesso parlamentar . Houve compromisso de todos os parlamentares de pressionarem as suas lideranças para que a matéria seja pautada já na próxima semana.
Diante de tamanha adesão ao movimento, o sentimento é de esperança. Existe a expectativa de que a PEC 555/2006 esteja em pauta na Câmara nas próximas semanas e as entidades sindicais resolveram intensificar o trabalho no congresso na próxima semana.