Edição 88 - 19/5/2023

Pela reestruturação de carreira, SINAL, SinTBacen e ANBCB buscam agenda com ministro Fernando Haddad


O SINAL, o SinTBacen e a ANBCB encaminharam ofício conjunto ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no qual solicitam reunião, em caráter de urgência, para apresentação e discussão de aspectos ligados à reestruturação de carreira no Banco Central do Brasil. O requerimento foi protocolado nesta quinta-feira, 18 de maio.

No documento, as entidades signatárias ainda alertam para a trajetória de desvalorização do corpo funcional da Autarquia ao longo dos últimos anos – desde o esvaziamento do quadro até as assimetrias salariais – o que tem impactado de maneira bastante negativa o clima organizacional. “Cabe lembrar que, em contraposição às relevantes entregas à sociedade e ao ganho de produtividade conquistado, a remuneração da carreira apresentou perda relativa importante se comparada com outras carreiras de Estado, criando um significativo desalinhamento remuneratório”, destaca trecho do ofício.

Paralelamente à atuação no Executivo, o SINAL vem buscando o apoio do Parlamento em prol das demandas específicas. No âmbito do Legislativo, o Sindicato também trabalha, conforme destacou a edição desta quinta-feira do Apito Brasil (saiba mais aqui), contra o pacote de maldades aos servidores em pauta no Projeto de Lei Complementar (PLP) 93/2023, conhecido como “novo arcabouço fiscal”.

A extensa agenda de diálogos da semana contou com reunião, em Fortaleza, entre o diretor de Estudos Técnicos do SINAL, Francisco Tancredi, e o deputado federal Idilvan Alencar (PDT/CE). O Sindicato buscará, ainda, agenda com outros congressistas, inclusive o relator do PLP 93/2023, deputado Cláudio Cajado (PP/BA), nos próximos dias.

Edições Anteriores
Matéria anteriorPLP 93/2023: SINAL atua contra pacote de maldades a servidores públicos
Matéria seguinteSINAL atua contra corte de ponto referente ao recesso de fim de ano de 2022