Edição 140 – 3/8/2022

PIX: à imprensa, SINAL reforça protagonismo dos servidores do BC


Mais uma vez, a discussão sobre a “paternidade” do PIX ganha as páginas da grande imprensa, haja vista a proximidade das eleições de 2022. Consultado sobre o tema, o SINAL, em nota enviada aos veículos da mídia, destaca o papel do corpo funcional do BC nas diferentes etapas de desenvolvimento da ferramenta, desde o planejamento até a concepção.

“Tal sistema de pagamento instantâneo foi criado e implementado pelos Analistas e Técnicos do Banco Central do Brasil, ou seja, por servidores concursados de Estado, não pelo atual governante ou qualquer outro governo”, afirma o Sindicato em trecho da nota.

A defesa feita pelo SINAL – totalmente apartidária – do protagonismo do corpo técnico do BC ao longo de todo o processo, visa evidenciar a alta qualificação do efetivo e mostrar que, independentemente de governos, as boas entregas à sociedade são frutos do esforço diuturno de servidores de Estado. Outro objetivo é chamar a atenção para a necessidade de incremento do quadro funcional, de maior autonomia e de salvaguardas legais à sua atuação em face das diversas ameaças que se apresentam, como a proposta de reforma administrativa (PEC 32/2020).

 “Governos passam; os servidores concursados do Estado brasileiro permanecem”, observa, ainda, a nota, repercutida por diversos portais de notícias, o que ressalta a credibilidade do Sindicato junto à grande imprensa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorEdição 18
Matéria seguinteNÃO À IDA PARA O INSS!