Edição 25 - 24/2/2025

Plenária em Brasília conclui calendário da 30ª AND


Está concluído o calendário da 30ª Assembleia Nacional Deliberativa (AND). Neste fim de semana, em plenária na capital federal, delegados de todo o país encerraram a apreciação das propostas apresentadas, debatendo e decidindo sobre questões referentes ao Estatuto do Sindicato.

Sob o mote “O fortalecimento do SINAL e os próximos passos na defesa dos servidores do BC”, colegas ativos, aposentados e pensionistas das dez sedes regionais integraram-se ao processo democrático – iniciado em setembro de 2024 – que foi marcado por avanços estatutários e pela definição de diretrizes para a continuidade da luta em defesa dos interesses do corpo funcional do Banco Central do Brasil.

Em relação ao Estatuto, vale destacar a criação do fundo de greve. A resolução garantirá maior suporte aos servidores nas futuras mobilizações e, por sua vez, maior engajamento e maior poder de negociação junto ao governo.

A plenária também indicou pontos para o incremento da pauta reivindicatória da categoria no próximo período. Os itens foram referendados em sua totalidade em votação eletrônica aberta a filiados e não filiados, concluída na última segunda-feira, 17 de fevereiro. Saiba mais aqui.

Os delegados ainda aprovaram diretrizes para reforçar demandas já chanceladas em votações anteriores, como o aprimoramento do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC), a reposição das perdas salariais históricas e a correção das assimetrias externas, o nível superior para os Técnicos e a proporção de 60% em relação ao subsídio dos Auditores, a busca por um acordo acerca dos 28,86% e o enfrentamento à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 65/2023.

Com o cronograma da 30ª AND encerrado, o SINAL agradece a todos que se engajaram neste processo, que legitima ainda mais a representação dos servidores do Banco Central do Brasil, e reafirma o compromisso de atuar diuturnamente em defesa dos pleitos da categoria.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMNNP: no primeiro encontro de 2025, servidores cobram avanços à pauta unificada