PROVA DE VIDA: EM TEMPOS DE PANDEMIA, NÃO É HORA DE FACILITAR?
A Instrução Normativa 63/2021 nos colocou na seguinte situação: em plena Pandemia do Coronavírus, o BACEN pede para você comparecer ao banco onde você recebe seu benefício, até 31.07.2021, enfrentando grandes filas, para efetuar uma Prova de Vida.
Mas acontece que você é do Grupo de Risco e com certeza dá um frio na espinha só de pensar em sair de casa…
Pois é, e você não está sozinho nessa questão.
Recebemos aqui no Sinal-RJ muitas mensagens de Colegas Aposentados e Pensionistas que precisam realizar a Prova de Vida, mas têm medo de sair de casa e se infectar, ou possuem alguma dificuldade de locomoção.
Existem alternativas.
A Prova de Vida pode ser realizada por reconhecimento facial para aqueles que têm Biometria no TRE ou no DETRAN (precisa baixar o aplicativo Sou.gov.br), opção que infelizmente não se encontra disponível para nós no momento.
Foram apresentadas então duas sugestões pelo nosso Colega Rui Lima Hage Júnior no Grupo de WhatsApp “Sinal-RJ em Debate”:
“O SINAL podia sugerir ao DEPES que se utilize do sistema do Banco do Brasil para, através da biometria, já cadastrada, se possa fazer a prova de vida. Isso seria ótimo para TODOS os lados.
“Sem problema. Basta, para estes casos (perda de digitais ou a pessoa encontrar-se fora do país, por exemplo), o DEPES ter um celular disponível para uma chamada de vídeo e o próprio Servidor ou Pensionista, com foto, previamente cadastrada para conferência, fazer contato por este meio. Será como atendimento no balcão. Só que por vídeo. E seria uma alternativa a quem não tem biometria ou condições de ir a um caixa eletrônico”.
Como o BACEN já se pronunciou que a Prova de Vida deverá ser realizada no BB, fica a pergunta: e se o BB pudesse ajudar a resolver essa situação, assim como outros bancos, como o Itaú, por exemplo, já o fazem?
O Sinal-RJ entrou então em contato com o BB, solicitando sua colaboração neste momento difícil, utilizando a Biometria ou algo semelhante à sugestão do nosso Colega Rui, tendo sido informado que a proposta deve ser apresentada a instância central do Banco.
Diante disso, o Sinal-RJ está apresentando as sugestões do Colega Rui ao Sinal Nacional, na intenção de seu encaminhamento ao BB e ao DEPES, com a extensão da solução do problema aos Servidores de todas as Regionais do Banco.
Informaremos o mais rapidamente possível qualquer novidade existente em relação ao assunto.
TELEFONES ÚTEIS ATENDIMENTO DURANTE A PANDEMIA |
||
Sinal-RJ |
||
Presidente Regional |
presidenterj@sinal.org.br | Sergio Belsito (21) 98124-1330 |
Convênios | conveniosrj@sinal.org.br |
Paulo Francisco |
Jurídico | juridicorj@sinal.org.br |
Erika |
Financeiro |
financeirorj@sinal.org.br | Rose (21) 99725-4424 |
Recepção | sinalrj@sinal.org.br |
Jenilson |
Secretaria | gerenciarj@sinal.org.br |
Marcelly |
BCB – COPES |
||
BC – COPES |
copes.adrja@bcb.gov.br |
(21) 2189-6171 |
PASBC |
||
Assistência Social |
sos.assis.adrja@bcb.gov.br | (21) 2189-5715 |
Atendimento | (21) 2189-5216 | |
Autorizações | pasbcrj.autorizacoes@bcb.gov.br |
(21) 2189-5848 |
Exames | pasbcrj.exames@bcb.gov.br |
(21) 2189-5216 |
Quimioterapia | quimio.pasbcrj@bcb.gov.br |
(21) 2189-5842 |
Os Demonstrativos Contábeis de Maio -2021 e anteriores estão disponíveis para consulta em Área Restrita a Filiados no Portal Sinal O Sinal-RJ se coloca à disposição para esclarecer eventuais dúvidas por intermédio do Sinal: 1.362 Filiados no Rio de Janeiro, em 07.07.2021 |
Diga pelo que você quer lutar!
LUTE JUNTO COM O SINAL!
SINAL-RJ: End.: Av. Presidente Vargas, 962, salas 1105 a 1111 – Rio de Janeiro (RJ) |