Edição 06.03.2020

Redução de até 25% no teu salário: umas das previsões da PEC 438, em tramitação. Informe-se e reaja!

“Passaram a vigorar no último domingo, 1º de março, conforme disposto na Emenda Constitucional (EC) 103 – reforma da Previdência, as novas alíquotas de contribuição previdenciária (CPSS). A medida, que afeta ativos, aposentados e pensionistas, consiste em uma redução direta nos salários, já afetados pela manutenção da política de arrocho por parte do governo federal e pelas recentes alterações ao modelo contributivo do Programa de Assistência à Saúde dos Servidores do Banco Central (PASBC).” (Apito Brasil 34, de 3/3/2020)

E o arrocho salarial não vai ficar por aí. Dentre as matérias em tramitação no Congresso Nacional, “estão as já conhecidas Propostas de Emenda à Constituição (PEC) – emergenciais – 186 e 188/2019, parte de um pacote de medidas econômicas do governo, que preveem, por exemplo, a redução de jornada de trabalho do servidor, em até 25%, com proporcional redução salarial, o congelamento de progressões e promoções funcionais, vedação a novos concursos e período de férias de até 30 dias. Na mesma linha, há, ainda, a PEC 438/2018 que também estabelece a diminuição de jornada e salários da classe. Outra matéria que requer atenção é a recém-publicada Medida Provisória (MP) 922/2020, do último dia 28 de fevereiro, que amplia possibilidades de contratação temporária de servidores. O dispositivo pode representar um precedente perigoso, inclusive na burla ao princípio do concurso público como processo seletivo e o rebaixamento dos salários de entrada, já que os novos contratados não fariam parte da carreira.” (Apito Brasil 35, de 4/3/2020)

Não podemos nos omitir!! Para dar uma resposta à situação, faremos uma AGN na próxima quinta-feira, dia 12 de março, às 14h, no Auditório. Na sequência, às 14:30h, haverá palestra do Presidente do Conselho Regional do SINAL/RJ e diretor do SINAL nacional Sérgio da Luz Belsito e do Dr. Cláudio Hiran, advogado do SINAL/RS, que irão falar sobre as principais ações de interesse dos filiados locais, colocando-se à disposição para esclarecimentos da categoria. Ao final do evento haverá um coquetel para os participantes.

 

 
Porto Alegre, 06 de março de 2020.
Diretoria Executiva
Seção Regional de Porto Alegre

 

Edições Anteriores
Matéria anteriorConvite para café da manhã, palestra e brindes hoje (9/3), às 9h30.
Matéria seguinteDia Nacional de Luta em Defesa do Serviço Público: AGN na próxima quinta, 12, delibera sobre paralisação de atividades