Edição 42 – 05/03/2018

Reestruturação da carreira de Especialista: direção do BC encaminha minuta de projeto ao Planejamento


Em reunião na última sexta-feira, 2 de março, com representantes do Grupo Consultivo (GC), que debateu a proposta de reestruturação da Carreira de Especialista apresentada pelo Banco Central, o chefe do Departamento de Gestão de Pessoas (Depes), Marcelo Cota, informou o andamento das tratativas acerca da matéria dentro e fora da Autarquia. A diretora de QVT do Sinal, Rita Girão, participou do encontro, que ocorreu em Brasília.

A despeito das afirmações à época das reuniões com o GC, de que faria antecipadamente a qualquer movimento externo uma apresentação aos servidores do BC, Cota informou que o projeto foi recentemente encaminhado à área técnica do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), sendo pauta, inclusive, de diálogos entre o Diretor de Administração do BC, Maurício Moura, e o ministro Dyogo Oliveira. Na prática, o funcionalismo, de forma direta, ficou excluído do processo de construção da proposta que será analisada por outras instâncias da Administração Pública.

Durante a agenda da última sexta-feira, foram apresentados pontos do projeto com as sugestões de alteração à estrutura da Carreira, enviado ao MP, todavia sem discussão de mérito. A representação dos servidores não teve acesso à cópia integral do documento encaminhado ao Planejamento.

Ao passo em que se coloca à disposição da Autarquia para continuar a contribuir na busca por um plano de modernização que atenda às demandas e anseios do corpo funcional, o Sinal reforça seu compromisso com as propostas resultantes do trabalho do GC, repassadas ao órgão ainda em dezembro de 2017 e que tiveram como âncora a consulta à base, promovida pelo Sindicato. Ainda, exige da Administração do BCB transparência e diálogo franco com os servidores, principais interessados e impactados pelas possíveis mudanças que venham a acontecer.

Edições Anteriores
Matéria anteriorMP acena negativamente à pauta reivindicatória e confirma “carreirão”; categoria deve intensificar movimento unificado
Matéria seguinteQUAL AUTONOMIA? EM QUE TERMOS? PARA QUEM?