Edição 51 - 23/05/2019

REESTRUTURAÇÃO DA DIORF: ESTAMOS NO “BANCO CENTRAL DA SÍRIA”?

No dia 15 de maio, em Teleconferência convocada pelo diretor da Diorf em Brasília e contando com todas as Regionais, os Servidores dessa Diretoria foram informados de novas mudanças estruturais no Banco Central.

Teremos mais um departamento extinto (DECAP), que será incorporado pelo DERES (por sua vez o antigo DELIQ). Com estas mudanças, diversos Processos de Trabalho vão mudar de Departamento e também de Diretorias, uma vez que eles envolvem o DESIG, o DEORF, o DERES e ainda um novo Departamento a ser criado.

Nestas condições, se reinicia a triste ciranda que se tornou repetitiva nos últimos anos nas Regionais: vários colegas vão sendo descomissionados ou tendo suas comissões rebaixadas, em um processo de crescente incremento da migração de Comissões para a Sede do Banco.

O pano de fundo são cortes orçamentários e a eterna cantilena sobre a necessidade de Aprimorar os Processos de Trabalho.

É importante que estejamos atentos com as sérias consequências desta contínua Reengenharia no cotidiano dos Servidores, levada cabo por detentores de um poder transitório, todavia com forte impacto permanente sobre quem trabalha em nossa Instituição.

A desmotivação funcional se alastra de forma preocupante. Por que se dedicar a aprimorar um trabalho que amanhã pode simplesmente deixar de ter qualquer relevância ou mesmo existir?

Nas Regionais, o empenho do Servidor por uma Comissão está se transformando cada vez mais em um Sonho de uma Noite de Verão.

Você a qualquer momento pode acordar em outro lugar, como um Refugiado de um Departamento que acabou.

Em setembro teremos nova Semana da Cultura Organizacional.

Pesquisa do Clima? Só se for na Antártica.

A paciência do Funcionalismo está acabando com gente que aparece perguntando como você se sente, quando se é cotidianamente atropelado pela Alta Administração do Banco.

Se é para demonstrar interesse, o tiro está saindo pela culatra.

Os Servidores se sentem Refugiados na sua própria Instituição.

Não há verdadeiros canais de diálogo (Newsfeed é só para o desabafo de um ou outro).


Infelizmente, sejamos honestos, os Servidores não são os responsáveis diretos, mas muitos contribuem para este clima, com a sua apatia e desinteresse em discutir os problemas da Categoria.

É mais que necessário retomar as demonstrações de inconformidade com este eterno Downsizing do Banco.

Edições Anteriores
Matéria anteriorAGN – HOJE, 22.05 às 10h
Matéria seguintePARALISAÇÃO CONTRA A REDUÇÃO SALARIAL DA REFORMA DA PREVIDÊNCIA E DO AUMENTO DO PASBC