Edição 003 - 03/02/202

REFORMA ADMINISTRATIVA: DEPENANDO OS “PATOS”


Reforma Administrativa: Ou, simplesmente…depenando os “patos”

Iniciado o ano legislativo, o governo já prepara a sua campanha publicitária para a Reforma Administrativa.

A PEC Emergencial deve ser a ponta de lança. A ideia é seguir o modelo do que foi feito para a campanha pela Reforma da Previdência.  O mote continua o mesmo: o corte de privilégios.

Ao apagar das luzes de 2019, estudo elaborado pelo IPEA mostra que o Funcionalismo Público cresceu no Brasil, de 1986 a 2017, impulsionado principalmente nos Municípios.

O Atlas do Estado Brasileiro apresenta, por nível federativo e pelos três Poderes, informações como total de vínculos de emprego no Setor Público, evolução anual da remuneração mensal média, comparações entre civis e militares, diferenças de remuneração por sexo e nível de escolaridade dos Servidores, entre outros dados.

Em 32 anos, o Funcionalismo Público ampliou-se em 123%: o número total de vínculos subiu de 5,1 milhões para 11,4 milhões. Apesar do crescimento expressivo, a expansão foi assemelhada à do mercado de trabalho formal no setor privado (crescimento de 95% no total de vínculos).

Apenas um em cada dez Servidores Públicos, porém, é da esfera federal. O aumento no Funcionalismo Público observado na série de dados, como foi dito, está concentrado nos Municípios.

Com relação aos três Poderes, o Judiciário tem salários cinco vezes maiores que o Executivo, na média.

Bem, é claro que nenhum destes dados será levado em consideração pela reforma do governo.

Por quê?

Simples (ou você não aprendeu nada com a Reforma da Previdência deste mesmo governo?):

Esqueça os técnicos, ouça o ministro da Economia.

Verdade seja dita, ele é cristalino. Ele quer congelar concursos públicos, reduzir jornada e salários de Servidores e proibir reajuste real (acima da inflação) do salário mínimo.

Vai fazer com o Judiciário? Claro que não…

Vai fazer com o Legislativo? Tá de brincadeira…

Vai fazer com os militares? Tá maluco…

Então, de onde virão estes recursos?

No frigir dos ovos, a maioria dos Congressistas vai apenas pensar em suas Emendas e em alguma coisa que livre a sua cara com a maioria (a dos salários mínimos). O resto, bem, sabemos como tem acabado…

A única opção é a mobilização já em fevereiro.

Sem manifestação vigorosa em contrário dos Servidores Públicos civis do Executivo – vulgo, “os patos” -, a Categoria pode passar pela maior rapinagem da história nos seus contracheques.

A quem não estiver disposto a se manifestar, sugerimos que se apresente imediatamente ao aviário mais próximo da sua casa.

Edições Anteriores
Matéria anteriorBoa notícia para os celetistas da ativa; reajuste salarial, no entanto, continua imprescindível
Matéria seguinteFonacate define linhas de atuação no Parlamento