Edição 185 – 31/10/2018

Reforma da Previdência de volta à pauta; mantenha-se alerta!


Nem bem se deu o encerramento da apuração das urnas no segundo turno das eleições, e a pauta política já se volta ao Congresso Nacional. Não propriamente pelos quadros que farão parte da nova composição do Legislativo federal a partir do próximo ano, mas pelos assuntos na agenda das duas Casas, em especial neste momento de transição entre governos.

Até então adormecida no Parlamento, desde o fim do último ano, a reforma da Previdência parece assumir novamente o protagonismo até o encerramento da legislatura vigente. Na imprensa, o campo especulativo abre espaço para algumas possibilidades, entre elas: a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016 nos moldes atuais – o que seria, segundo o Planalto, marca de um legado da atual gestão, algo que não chega a surpreender, devido à escalada de ataques a direitos que temos visto nos últimos anos – ou, ainda, a aprovação de somente parte da matéria.

Em meio às indefinições, uma certeza nos aflige e demanda de nossa categoria atenção redobrada. “O grande problema é o serviço público”, argumentou o candidato recém-eleito à Presidência da República, Jair Bolsonaro (PSL), em entrevista no início deste mês, ao falar sobre as premissas que embasariam a discussão de uma nova reforma previdenciária. A afirmação endossa a perigosa narrativa adotada pelo atual governo, de impor ao funcionalismo uma conta que não lhe cabe, em meio ao desequilíbrio das contas públicas e a necessidade de reversão, o mais urgente possível, deste quadro.

O Sinal e o Fonacate estão, como sempre estiveram, dispostos à abertura do diálogo sobre possíveis mudanças na Previdência, desde que sejam apresentadas propostas aceitáveis, que não inflijam perdas enormes ao funcionalismo, como as que compõem o atual texto do substitutivo à PEC287, assim como para os trabalhadores da iniciativa privada, do campo e da cidade, pois, embora servidores públicos, não podemos aceitar que o cidadão comum também sofra prejuízos irreparáveis com esta reforma.

Está reaberta, portanto, se é que de fato havia sido interrompida, a temporada de caça aos supostos “privilégios” dos servidores públicos. Precisamos mostrar à sociedade as reais causas do momento fiscal pelo qual passamos e quem são os verdadeiros privilegiados, que se recusam a abrir mão de seus vultosos lucros em justiça às parcelas mais vulneráveis da população.

Seguimos atentos!

Edições Anteriores
Matéria anteriorAniversário de 30 anos do Sinal
Matéria seguinteAniversário de 30 anos do Sinal