Edição 236 – 26/12/2017

Reforma da Previdência e Negociação Coletiva: Fonacate e Fonasefe planejam ações para 2018


previdencia_essa_reforma_nao_e_solucao

O Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) e o  Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), dos quais o Sinal faz parte atuante, reuniram-se conjuntamente na última quinta-feira, 21, para avaliar os últimos atos realizados e planejar a atuação para o ano de 2018, de forma a continuar combatendo os ataques do Governo à categoria dos servidores públicos e, por consequência, à sociedade brasileira. Representou o Sinal na reunião o diretor de Estudos Técnicos, Daro Piffer.

Foi aprovado que as ações conjuntas de mobilização contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/2016, a propalada Reforma da Previdência, continuarão nos meses de janeiro e fevereiro, intensificando a pressão sobre os parlamentares nas cidades onde mantenham seu domicílio eleitoral.

Com relação ao Projeto de Lei (PL) 3831/2015, que normatiza a negociação coletiva na Administração Pública Direta, nos Estados, Municípios e Distrito Federal, vetado integralmente pelo Presidente Michel Temer, mesmo após ter sido aprovado por unanimidade no Senado e na Câmara dos Deputados, será entregue documento ao Senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), autor da matéria, reafirmando o apoio dos fóruns ao PL e colocando-se ao lado do parlamentar na luta pela derrubada do veto presidencial. Paralelamente será encaminhado documento à Organização Internacional do Trabalho (OIT) denunciando o descumprimento pelo governo brasileiro da Convenção nº 151 daquela entidade.

Nova reunião das entidades ficou marcada para o dia 16 de janeiro, em Brasília (DF).

Edições Anteriores
Matéria anteriorPor Sinal nº 55 avalia o futuro do BNDES
Matéria seguinteReciprocidade ou ação de governo?