Edição 111 - 04/08/2004

PARABÉNS AOS SERVIDORES DO BC !

Bel‚m considerou muito boa a adesÆo do funcionalismo … paralisa‡Æo de ontem; em Belo Horizonte, com a adesÆo forte e alguns servidores ainda em f‚rias, o pr‚dio do BC ficou vazio. Em Bras¡lia, adesÆo maci‡a ao movimento: 90 % estiveram parados, desde o caf‚-da-manhÆ; Curitiba teve 80 % de adesÆo. Em Fortaleza, avalia‡Æo ¢tima: muitos funcion rios nÆo foram trabalhar e os que foram ao Banco ficaram na porta, onde foi servidoÿum caf‚ da manhÆ. Porto Alegre: aproximadamente 50 % pararam. Em Recife, adesÆo forte com Arquivo e Deban fechados e Mecir sem atender ningu‚m. No Rio de Janeiro, quase 90% parados, Mecir sem circular dinheiro, imprensa presente no caf‚-da-manhÆ. Aproximadamente 70 % de adesÆo em Salvador e 90 % em SÆo Paulo – avaliada como a maior greve da regional: presen‡a de servidores de todas as categorias, com expressiva presen‡a de comissionados.

Este foi o quadro geral das greves e paralisa‡äes de 3 de agosto. A avalia‡Æo conjunta foi a de um excelente movimento que demonstrou maci‡amente a indigna‡Æo de que estÆo tomados os servidores do BC com a intransigˆncia do governo na negocia‡Æo, principalmente, do calend rio de implanta‡Æo do PCS.

O SINAL vem cumprimentar os colegas que marcaram com sua presen‡a as mobiliza‡äes em todo o pa¡s. E afirmar que a atitude de todos d , tanto aos dirigentes como aos negociadores do sindicato, uma sensa‡Æo de confian‡a que torna mais confort vel sua atua‡Æo na Mesa, na condu‡Æo dos pleitos do funcionalismo.

A maioria funcional do Bacen, inclu¡do a¡ o corpo gerencial, respalda dessa forma o esfor‡o dos sindicalistas nas negocia‡äes, e sinaliza para o governo a insatisfa‡Æo antiga e s‚ria dos servidores quanto a seus patamares salariais e … forma como vˆm sendo menosprezados pelos representantes governamentais.

H  em andamento, nos dias que correm, diversas diretrizes do governo Lula que podem atingir ainda mais profundamente os servidores do Banco Central, como as reformas sindical e trabalhista; j  constatamos tamb‚m que, no que depende da Presidˆncia do ¢rgÆo e de sua diretoria, nÆo d  para esperar apoio aos interesses do funcionalismo.

No contexto econ“mico-financeiro do pa¡s, sabemos que cada vez mais o Banco Central ‚ uma institui‡Æo fadada …s nuvens mutantes das intemp‚ries pol¡ticas nacionais – est  de volta … baila a discussÆo da autonomia do BC, depois das £ltimas declara‡äes do Ministro Palocci sobre ter, desde o in¡cio do governo Lula, conduzido " … em silˆncio, uma experiˆncia de autonomia …" (*), dando carta branca ao Presidente do BC na condu‡Æo da pol¡tica de juros.

O SINAL tem, cada vez mais, a convic‡Æo de que o caminho para a solu‡Æo dos problemas funcionais e institucionais do Banco Central passa por uma entidade representativa dos servidores forte, nÆo s¢ respaldada pelo corpo funcional como trabalhando em conjunto com ele. S¢ assim conseguiremos todos dar novos rumos … situa‡Æo institucional, como fortalecer as negocia‡äes de interesse do funcionalismo com o governo.

Parab‚ns, mais uma vez, a todos os "paredistas" do Bacen.

(*) Tribuna da Imprensa, 2.8.04.

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBC TOTALMENTE PARADO HOJE !
Matéria seguinteAmanhã – sexta-feira (6/8) – 9h – Saguão da ADRJA