Edição 408 - 25/08/2004

RUMO À PRÓXIMA CAMPANHA! (Boletim nº 408)

RUMO · PRàXIMA CAMPANHA!

A campanha salarial de 2004 chega ao fim com a implanta‡Æo do Plano de Cargos e Sal rios proposto pelo Governo Federal. Ap¢s muitas reuniäes de negocia‡Æo e prolongada discussÆo salarial, a proposta foi aprovada pela maioria do funcionalismo em assembl‚ia nacional na semana passada, encerrando assim a maior greve dos £ltimos 15 anos do BC.

Foi uma campanha que nasceu t¡mida, discreta e at‚ quase desacreditada, que buscava recuperar o compromisso do Governo em rela‡Æo aos pontos nÆo contemplados pelo PCS de dezembro de 2003 e combater o absurdo do reajuste ZERO. A unidade e a garra do funcionalismo do Banco Central, por‚m, alteraram o curso dos fatos e buscaram resultados.

O PCS resultante, al‚m de possuir uma tabela de vencimentos composta apenas por verbas de natureza fixa, que independem de avalia‡Æo de desempenho ou cumprimento de metas, ser  implantado em duas partes: retroativa ao dia primeiro do mˆs corrente e implanta‡Æo final em mar‡o do pr¢ximo ano.

A Diretoria do BC se comprometeu com a capitaliza‡Æo do FASPE, o que possibilitar  a pereniza‡Æo do PASBC al‚m de revogar o rateio dos d‚ficits do Plano, inclusive os anteriores. Outro compromisso foi a cria‡Æo de 1000 GABC-Aes, com prazo de implanta‡Æo previsto para outubro deste ano e mais 450 at‚ o final de 2005.

Consideramos que a maior vit¢ria, contudo, foi a uniÆo exemplar e contagiante do funcionalismo. A riqueza das discussäes e a grande participa‡Æo nas assembl‚ias demonstraram cabalmente a disposi‡Æo de luta e a maturidade da categoria. Destaque-se tamb‚m que a manuten‡Æo da paridade entre ativos e inativos – uma bandeira hist¢rica do SINAL – ‚ uma conquista important¡ssima nesse momento em que vemos pol¡ticas cada vez mais nefastas em rela‡Æo … renda dos trabalhadores ap¢s a aposentadoria.

Durante a campanha, foi grande o esfor‡o do SINAL para preservar a transparˆncia de todo o processo de negocia‡Æo. Todos os que participaram das assembl‚ias receberam informa‡äes quase em tempo real, detalhamento total das propostas colocadas na mesa de negocia‡Æo e puderam participar da discussÆo dos rumos a serem tomados. Este compromisso com o funcionalismo, que representou uma atitude corajosa, chegou a custar cr¡ticas do porquˆ esta ou aquela proposta nÆo foi encaminhada, como se, dentro da dinƒmica de reuniäes sucessivas e de assembl‚ias em dez diferentes locais, fosse poss¡vel contemplar a tudo e a todos tempestivamente.

Obviamente falhas ocorreram e a an lise delas levar  a categoria a aperfei‡oar as pr¢ximas campanhas.  preciso ficar claro que o sindicato nÆo ‚ a figura dos seus dirigentes, mas sim o resultado do esfor‡o de cada filiado. N¢s, trabalhadores, somos o sindicato. N¢s, servidores do BC, somos o SINAL. Por isso, a chamada incessante dirigida aos colegas para a participa‡Æo nas discussäes e atividades da campanha salarial. A¡ reside a for‡a do SINAL, provada de maneira inequ¡voca pelos resultados obtidos na negocia‡Æo ap¢s o in¡cio da greve. A for‡a dos nossos representantes em qualquer negocia‡Æo depende diretamente do grau de mobiliza‡Æo e participa‡Æo do funcionalismo.

A condu‡Æo de qualquer negocia‡Æo dessa natureza deve se pautar pela impessoalidade e por uma visÆo macro do funcionalismo e, portanto, visar o bem maior para o todo e nÆo para este ou aquele segmento.

Por isso, neste processo de cont¡nua aprendizagem e luta intransigente no interesse dos seus representados, ‚ que o SINAL conclui como positiva mais esta campanha salarial, destacando como seu maior ativo a uniÆo do funcionalismo e lembrando que se encerra a campanha mas nÆo a discussÆo sobre o Banco Central que queremos.

Por fim, congratulamo-nos com todos que participaram e ajudaram a construir mais esta campanha salarial vitoriosa!

Conselho Regional do SINAL /SP

//////\\\

FESTA DE CONFRATERNIZAۂO

Encerrada a campanha salarial deste ano, com a edi‡Æo de Medida Provis¢ria prevista para ser publicada por estes dias (acompanhe esta not¡cia em nosso portal na Internet), o SINAL promover  na quinta-feira da semana que vem, 02/09/04, uma grande festa de confraterniza‡Æo. Vamos juntos comemorar mais esta vit¢ria da nossa categoria!

A festa, a ser realizada nas dependˆncias da antiga sede do SINAL, … Rua Antonio Carlos n§ 46, a partir das 18h, estar  aberta a todos os servidores do BC, independente de filia‡Æo ao Sindicato.

//////\\\

ENCONTRO DO grupo de trabalho do PASBC COM OS SERVIDORES DE SÇO PAULO

Informamos que amanhÆ, quinta-feira, 26/08/04, o Grupo de Trabalho do PASBC estar  em SÆo Paulo para um encontro com os servidores no audit¢rio do Banco Central, …s 14h.

Esta ‚ uma boa oportunidade para o funcionalismo apresentar sugestäes, oferecer cr¡ticas e debater a gestÆo do PASBC diretamente com seus respons veis.

Participe!

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorÉ FESTA !
Matéria seguinteFILIADOS – NOVOS CONVÊNIOS