Edição 125 - 03/09/2004

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: EIS A RESPOSTA DA CENTRUS

Reproduzimos a seguir a correspondˆncia PRESI-2004/184, da Diretoria Executiva da CENTRUS, dirigida ao SINAL em resposta … nossa carta de 26 de agosto passado sobre a situa‡Æo dos seus mutu rios em rela‡Æo aos financiamentos imobili rios contra¡dos.

Dita resposta deu-nos a sensa‡Æo de que a carta do SINAL teve excelente receptividade e que a Funda‡Æo est  decidida a envidar esfor‡os para solucionar definitivamente a questÆo. Ficamos, por isso, confiantes quanto a uma r pida revisÆo nos termos da equa‡Æo perversa que hoje atormenta os servidores do Banco Central detentores de financiamentos.

"Dr. S‚rgio da Luz Belsito"

Presidente Nac. do Sindicato dos Func. do Banco Central do Brasil – SINAL
Assunto: Resposta … correspondˆncia SINAL/NAC-031/2004
Prezado Senhor Presidente Nacional do SINAL,

Em aten‡Æo … sua correspondˆncia SINAL/NAC-031/2004, de 26 de agosto de 2004, destacamos duas opiniäes convergentes: a excepcional fase financeira que a CENTRUS atravessa; e a ineg vel situa‡Æo de desequil¡brio financeiro observado na maioria dos contratos de financiamento imobili rio administrados pela Funda‡Æo.

A atual Diretoria Executiva da CENTRUS reconhece a complexidade das vari veis que afetam a situa‡Æo dos financiamentos imobili rios, ultrapassam os limites das questäes finaceiras e estÆo a alcan‡ar aspectos que evidenciam conota‡Æo social. Registre=-se que nÆo h  uma solu‡Æo m gica, pois ‚ facilmente percebida a semelhante situa‡Æo vivida por in£meras outras entidades de previdˆncia complementar. O pr¢prio Sistema Financeiro da Habita‡Æo, o qual a CENTRUS nÆo integra, foi brtalmente abalado nas £ltimas duas d‚cadas por esse mesmo motivo.

Como bem sabe Vossa Senhoria, que em sua citada correspondˆncia invocou fundamentos jur¡dicos para ilustrar a grave situa‡Æo dos mutu rios, n¢s tamb‚m poder¡amos enveredar por teses econ“mico-financeiras para fundamentar a inadequa‡Æo dos referidos contratos.

Entretanto, nosso compromisso ‚ com a supera‡Æo definitiva do grave problema que assola a fam¡lia dos servidores do BACEN.

Na oportunidade, no sentido de registrar nosso mais profundo respeito a um tema que muito nos aflige, queremos registrar a firme disposi‡Æo da atual Diretoria Executiva da CENTRUS, apoiada incondicionalmente por seus Conselheiros membros do Conselho Deliberativos, de concluir, o mais r pido poss¡vel, uma completa e pormenorizada revisÆo do diagn¢stico sentado em 31.1.2003 …s instƒncias colegiadas desta Funda‡Æo.

Atenciosamente,

Diretoria-Executiva da CENTRUS

(Obs.: os grifos sÆo da pr¢pria Funda‡Æo.)

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorÉ HOJE A NOSSA FESTA! (filipeta)
Matéria seguinteREUNIÃO DO SINAL COM OS COMISSIONADOS DA ADRJA E MECIR, HOJE, ÀS 16 HORAS, NO AUDITÓRIO MAIOR