Edição 50 - 06/06/2005

A Pauta Salarial de 2005 foi entregue ao Banco e ao Governo: e agora??

Como divulgado no Apito Brasil 49 de mesma data, a Pauta Salarial da nossa Campanha Salarial de 2005 foi entregue no dia 2 de junho, última quinta-feira, ao Governo. Ficou estabelecido que o Banco dará seu retorno no dia 15 próximo. 

Após muitos debates e assembléias, pôde-se consolidar o texto final e apresentá-lo ao Banco e, principalmente, ao Governo, através do sr. Sérgio Mendonça, Secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Mas, e agora? Quais são os próximos passos?

1. É preciso acreditar na luta para conseguir alguma coisa: apesar de o ano de 2005 não ser ano de eleição (o que nos seria bastante favorável) e de haver muitas dificuldades a serem transpostas, a nossa mobilização intensa pode, sim, trazer muitos resultados positivos;

2. Atenção permanente ao contexto dos servidores públicos federais:  os servidores do INSS, por exemplo, já estão em greve por tempo indeterminado. Temos que acompanhar em que condições estes e outros servidores estão conseguindo negociar com o Governo;

3. Retomada das Assembléias Nacionais: é essencial discutir, periodicamente, os passos a serem dados. Em breve, realizaremos a primeira Assembléia Nacional após a entrega da Pauta Salarial. E, de acordo com as informações disponíveis no momento, decidiremos o que fazer;

4. Discussão interna cotidiana: conversar com colegas de trabalho sobre a nossa Campanha Salarial, sobre a importância de participarmos das Assembléias e, o mais importante, sobre o fato de que só com uma forte mobilização é que vamos conseguir alguma coisa em 2005.

5.  Aguardar a resposta do Banco: no dia 15 de junho, o Banco dará sua posição sobre a pauta apresentada.

Abaixo, transcrevemos a correspondência que encaminhou a pauta ao Presidente do Banco Central:

“Senhor Presidente,

Apresentamos, em anexo, a pauta de reivindicações salariais dos servidores do Banco Central do Brasil para o ano de 2005.

Referida pauta foi construída pela categoria a partir da 20ª Assembléia Nacional Deliberativa deste sindicato, sendo submetida à deliberação do funcionalismo em duas Assembléias Gerais Nacionais, realizadas em todas as dez representações regionais do Banco Central, nos dias 14 e 28 de abril de 2005.

Esclarecemos que, em Brasília, a mobilização da categoria em torno desta pauta ocorre com o concurso do Sindsep-DF e do Sintbacen, em conjunto com o SINAL-DF, enquanto nas nove demais representações regionais do BC, o movimento será conduzido pelas respectivas seções regionais do SINAL.

Esperamos que as negociações do ano corrente possam ser produtivas.  Dado o compromisso do governo com a qualidade dos serviços públicos, é de supor-se, a cada novo processo de negociação, a valorização de seu funcionalismo, através da minimização de prejuízos de longa data que lhe vêm sendo impostos.

Na oportunidade, lembrando o caráter permanente da Mesa Setorial, sem prejuízo das atividades desenvolvidas na MNNP, reiteramos o pedido de agendamento de reunião daquela Mesa.  Estaremos dando, assim, continuidade à solução de pendências remanescentes do acordo salarial firmado no ano passado e levando ao conhecimento do governo a pauta de 2005.

 Atenciosamente,

 

 David Falcão
Presidente Nacional

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorDia Nacional de Luta dos Servidores Públicos
Matéria seguinteServidores do BC e funcionalismo público iniciam movimento nacional por reajuste salarial