Edição 80 - 17/08/2005

Prepare-se para amanhã, e saiba algumas “cositas” importantes

 Hoje, vamos quase todos às assembléias, referendar o protesto de amanhã, 18.8.05.
Algumas regionais pararão amanhã, mas dispensaram o referendo.

O SINAL está-se preparando, em todo o Brasil, para uma “paralisação movimentada” amanhã, dia 18 de agosto: cada regional usará a sua criatividade para tornar mais positiva a participação do funcionalismo.

Ontem, o Ministro do Planejamento – “nada a ver com a crise”, como afirmou (?!?!?!) – liberou R$ 1 bilhão para gastos dos ministérios, do contingenciamento de R$ 15,9 bilhões feito no início do ano.

E a LDO? Lembram-se do esforço que o SINAL e outras entidades representativas dos servidores fizeram, correndo contra o tempo, para tentar apresentar emendas favoráveis ao funcionalismo?

Pois bem: o relatório foi aprovado ontem na Comissão Mista de Orçamento, sem nenhuma das propostas das entidades sindicais. No entanto, os parlamentares se comprometeram a incluir na Lei três itens considerados polêmicos. Dois deles liberam geral na causa própria dos representantes do povo: um garante recursos para alongamento da dívida no setor agrícola com bancos públicos (proposta de Ronaldo Caiado – PFL/GO) e outro proíbe contin­genciamento … de emendas parlamentares.

As duas propostas significam, mais uma vez, a “farinha pouca, pirão dos parlamentares primeiro”, vez que, indiretamente, garantem votos futuros em suas bases eleitorais.

O terceiro item, como o segundo, foi proposto – pasme ! – pelo Relator da LDO, Gilmar Machado (PT/MG), com quem os sindicalistas tantas vezes se reuniram em busca de colocar suas emendas. O deputado propôs a proibição da correção do salário dos servidores públicos em proporção à elevação do Produto Interno Bruto (PIB) per capita – que calcula a riqueza do país dividida pelo número de habitantes.

O governo já tem como mote batido dizer que não tem “verba orçamentária” pra reajuste. Quando “fecha” a LDO e pode, então, prevê-la, propõe COMO NÃO DAR AUMENTO! É mole?

Por isso, prepare-se para amanhã. Vamos à rua defen­­­der-nos, e ao Banco Central!

O Conselho Nacional do SINAL propõe para amanhã, na programação da paralisação:

– Assembléia Geral Nacional ao fim do dia;
– votação de Estado de Greve e assembléia permanente;
– indicativo de nova paralisação de 48 horas em 24 e 25 de agosto próximos.

Apresente-se! Vote ! Participe ! É desfaçatez demasiada do governo não dar reajuste aos servidores federais !

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorEsquentando os motores para o dia 18
Matéria seguinteA PARALISAÇÃO DE HOJE ESTÁ FORTE. MAS FALTA VOCÊ!!!