Edição 93 - 07/11/2005

QUALIDADE DE VIDA DO TRABALHADOR?

O trabalho pode se colocar como um castigo ou o trabalho significa necessidade e razão de vida? Novas teorias vêm sugerindo que o conceito de trabalho seja reconcebido com experiência de convivência sadia, respeito, compromisso e que contribua na qualidade de vida.

O trabalho forma a identidade do indivíduo, a profissão do indivíduo caracteriza o seu ser, o indivíduo é a sua profissão. Jacques (1996) afirma que os diferentes espaços de trabalhos oferecidos constituem-se em oportunidades diferenciadas para a aquisição de atributos qualificativos da identidade de trabalhador.

O trabalho que motiva e gratifica, quando realizado com afinco, exige esforço, cpacidade de concentração e de raciocínio, implica desgaste físico e/ou mental, interferindo na qualidade de vida. Do ponto de vista psicológico, o trabalho provoca diferentes graus de motivação e satisfação, principalmente quanto à forma e ao meio nos quais se desempenha a tarefa.

Para que se atinja produtividade e qualidade, é preciso ter indivíduos saudáveis e atribuídos de qualidade. Em contrapartida, a organização atua de forma onde muitas vezes pressiona-se o indivíduo, levando-o a estados de doenças, de insatisfação e de desmotivação. Dentre estes, encontra-se a fadiga, distúrbios do sono, alcoolismo, estresse e a síndrome do burnout.

O SINAL, ao considerar que a qualidade de vida no trabalho engloba aspectos de bem-estar e saúde biopsicossocial, associa-se ao programa de qualidade de vida do BC sugerindo atividades que possam ajudar na prevenção e no tratamento para que nada afete nem a organização, de maneira a impedir a produtividade e o desenvolvimento, e nem mesmo o indivíduo, na sua saúde e qualidade de vida.

O Centro de Atividades Paulo Roberto de Castro, criado recentemente, é o espaço físico onde o Sindicato pretende desenvolver trabalhos na área de qualidade de vida, entre outros projetos. No dia 11 de novembro acontecerá o Coquetel de Inauguração, mas amanhã já começa uma das muitas atividades que estão sendo preparadas:

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorPrevidência (complementar e suplementar): prioridade AAA
Matéria seguinteEnvelhecimento na sociedade Contemporânea