LULA PREOCUPADO COM A GREVE DO BC
Hoje pela manhã, logo após a notícia da sanção do Orçamento pelo Executivo, David Falcão, Presidente do SINAL, teve uma conversa com Sérgio Mendonça, Secretário de RH do MPOG.
Sérgio Mendonça informou que esteve com o Presidente da República ontem e que ele está muito preocupado com a greve do Banco Central. Perguntou o motivo do movimento. Foi informado de que se tratava da cobrança da implementação do acordo salarial feito há sete meses.
O Presidente do SINAL aduziu que a greve está se alastrando, devendo consolidar-se no dia de hoje, com as adesões já decididas ontem e as que vão ocorrer no dia de hoje.
O Secretário de RH do MPOG disse que o Governo deve encaminhar o nosso acordo ao Congresso nas próximas horas (mas deu como prazo máximo a sexta-feira), e pediu solução para a greve o mais breve possível. Ouviu de David Falcão que, tão logo o acordo seja cumprido com o envio ao Congresso, a greve acaba.
Sobre PL versus MP, informou Sérgio Mendonça que o Governo trabalha com a hipótese de PL. Confrontado com o argumento de que, por PL, não haverá tempo hábil para estar aprovado até 30 de junho, o Secretário disse que o governo deve acompanhar de perto o andamento e, se houver algum risco, retirarará o PL e enviará a MP.
Mendonça acrescentou que a primeira leva de acordos a serem encaminhados ao Congresso tem na frente o do BC, mais o da Fiscalização Agropecuára e o de Ciência e Tecnologia.
Logo após a conversa com o Presidente do SINAL, o Secretário ligou ao diretor Fleury, visando finalizar acertos com a Casa Civil para o envio do acordo ao Congresso.
Em seguida, Sérgio Mendonça entrou em mais uma rodada de negociações; dessa feita, com as agências reguladoras, com foco na Anvisa.
Obs.: ao contrário de boato que circulou ontem, o governo não enviou nenhum PL de carreiras para o Congresso, muito menos o do PCC.