Análise do SINAL sobre a reunião com o DEPES/DIRAD
No dia 27.02.2003, o SINAL e os demais sindicatos participaram de uma reuniÆo com o novo diretor de Administra‡Æo, sr. Fleury, e com integrantes do DEPES. O objetivo era a apresenta‡Æo de um estudo sobre um novo Plano de Cargos e Sal rios para os servidores do Banco Central.
O DEPES apresentou suas id‚ias iniciais e esclareceu, ao final, as d£vidas dos representantes sindicais (vide, abaixo, mem¢ria da reuniÆo feita pelo DEPES).
O SINAL (juntamente com os demais sindicatos) ouviu atentamente os pontos apresentados pelo DEPES e manifestou a ausˆncia de diversas demandas do funcionalismo do BC. O pr¢prio DEPES destacou, em sua mem¢ria da reuniÆo (item E), essas demandas.
importante ressaltar que, para n¢s conseguirmos vencer a guerra por um novo Plano de Cargos e Sal rios, precisamos vencer todas as quatro batalhas seguintes:
1. Conseguir que o Banco Central, atrav‚s de seu Presidente, encaminhe ao governo um documento solicitando a aprova‡Æo de um novo PCS com as reivindica‡äes do funcionalismo;
2. Conseguir que o governo encaminhe ao Congresso, por Medida Provis¢ria ou Projeto de Lei, uma proposta de um novo PCS para o BC;
3. Conseguir que o Congresso aprove essa MP ou esse Projeto de Lei;
4. Conseguir que o Presidente da Rep£blica sancione a nova lei sem vetos (e que a nova lei seja publicada no D.O.U.).
Ou seja, nÆo nos podemos desmobilizar nem um momento antes de vencer a quarta batalha, se realmente queremos um novo PCS.
Uma £ltima informa‡Æo deve ser destacada: ap¢s o recente acontecimento da nÆo-aprova‡Æo do PDL 2659/2002 (que tratava do Bresser), o SINAL deve prevenir o Funcionalismo de que nÆo basta s¢ haver o apoio formal e burocr tico do DEPES e/ou do BC ao novo PCS, mas tamb‚m ‚ necess rio o engajamento efetivo do Presidente do BC, junto ao Governo, para aprovar o referido PCS, at‚ para evitar o aparecimento de um novo “personagem” que, supostamente contr rio … orienta‡Æo do BC, destrua tudo, como aconteceu no caso ora referido.
NÆo precisamos de kamikases nem de bodes expiat¢rios.
Conselho Nacional do SINAL

