Edição 99 - 13/09/2006

Vote consciente

Vote consciente

Faltam 18 dias para as eleições de 2006.

O cenário político brasileiro, desde o chamado “escândalo do mensalão”, está tão desanimador, que os institutos de pesquisa projetam um índice de anulação de votos de 18% (contra 7%, na última eleição presidencial).

Serão, imaginamos, basicamente causados pela indignação da sociedade que, assim, espera estar manifestando o seu protesto. No entanto, os votos válidos, sejam quantos forem, elegerão, efetivamente, os candidatos escolhidos.

Sendo assim, vale a pena refletir sobre o que queremos para a próxima legislatura e para o futuro do Brasil. Queremos "os mesmos"? Ou, desses mesmos, aqueles que não se deixaram levar por essa onda de corrupção?

O país quer um Congresso mais ético, transparente, consciente de seu papel de representação do povo. Para a escolha dos candidatos, colaboram várias páginas na Internet que trazem suas biografias, sua atuação na Câmara, seu patrimônio declarado e sua (eventual) participação nos recentes escândalos.

Esses portais contêm informações públicas, levantadas em páginas do governo. Portanto, não se está assacando inverdades a esses parlamentares.

Disponibilizaremos  nos próximos dias , no Portal SINAL, a lista com os nomes dos parlamentares que votaram a favor da Reforma da Previdência, em prejuízo de milhões de servidores em todo o Brasil.

Adicionalmente, você poderá fazer suas pesquisas, pessoal e mais detalhadamente, consultando os sites que listamos abaixo, para saber quem está envolvido com os assim chamados escândalos do “mensalão” e/ou dos “sanguessugas”, ou quem tem seu nome citado em algum inquérito público (STF, TCU, CGU etc):

  1. www.politicosdobrasil.com.br – traz CPF e declarações de bens de 25.500 políticos brasileiros (3500 eleitos em 98 e 2002, 2000 que não se elegeram e 20000 candidatos em 2006).

Obs.: nessa página, você compara a evolução patrimonial dos candidatos e, usando o CPF de cada um, pode buscar no site a seguir citado, da Receita Federal, se seu candidato tem pendências na Instituição:
www.receita.fazenda.gov.br/Certidoes/PessoaFisica.htm .

  1. http://perfil.transparencia.org.br – traz perfil detalhado de parlamentares federais: cargos e dados biográficos relevantes, inquéritos e processos a que responde na Justiça e em Tribunais de Contas, as notícias de jornal sobre corrupção que trouxeram o nome do candidato, e muitas informações sobre suas contas (pessoais e públicas).

  1. http://www2.camara.gov.br/deputados – pode-se saber alguns dados pessoais (currículo escolar e político) do candidato, as proposições que fez, bem como as que relatou, os discursos que proferiu, sua freqüência em Plenário, a forma como atuou nas diversas votações nos anos em que esteve na Câmara e como gastou as verbas de seu gabinete.

A informação é farta. Dá para se ter uma visão panorâmica sobre quem são e como têm agido todos os parlamentares em sua vida pública.

Quanto mais forem analisados os perfis dos candidatos, mais condições teremos de votar em políticos corretos. Assim, estaremos fazendo a nossa parte para promover uma “limpeza” no Congresso.

Se ainda não começou a pensar em quem vai votar, a hora é esta. E, também, de rever o seu voto, pesquisando dados sobre o seu candidato e, quem sabe … escolhendo um outro.

Por um Brasil melhor, vote consciente !

Por SINAL ELEIÇÕES 2006 

O SINAL, cumprindo o compromisso de atuar na defesa do interesse público, lança a edição especial “Eleições 2006” da sua revista Por SINAL. Engaja-se, assim, no esforço empreendido por tantas entidades no sentido de dar transparência ao pleito presidencial.

Nessa edição,  que deverá circular no final da próxima semana,  são entrevistados os três candidatos mais bem colocados nas pesquisas – Lula, Alckmin e Heloísa Helena -, além de Cristóvam Buarque, escolhido pelo funcionalismo dentre os demais.

Há também uma novidade em relação ao número especial “Eleições 2002”: ouvimos personalidades e entidades da sociedade civil sobre alguns assuntos selecionados, para que se possam comparar suas opiniões com as respostas dadas pelos candidatos nas entrevistas.

Ao leitor-eleitor: leia e vote.

Eleição é um momento de esperança, sempre.
 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 58, de 11/09/06
Matéria seguinteGABC-AE e GQ: SINAL pede providências ao BC