Edição 17 - 26/02/2007

NÃO MISTUREMOS AS ESTAÇÕES

 

Prioridade 1: Recomposição do Equilíbrio Salarial do BC
em relação a carreiras similares no Serviço Público Federal

O tempo é escasso. É necessário que a Diretoria do Banco vá ao governo buscar o que, de direito, é nosso. Não aceitamos o tratamento discriminatório imposto ao funcionalismo do BC com a MP 295.
 

Outras importantes carreiras, desde julho do ano passado, vêm recebendo salários muito superiores aos do Banco Central. Demonstramos nossa insatisfação em diversas manifestações, desde agosto do ano passado. Agora, que as posições e titulares da instituição estão se definindo, é a hora de "fecharmos" a inacabada Campanha Salarial de 2005.

Pauta da Campanha Salarial de 2007

27 de fevereiro: Assembléias Gerais Regionais da categoria – reunindo todos, filiados e não-filiados – para esclarecimentos sobre as questões que serão levadas à deliberação do funcionalismo, em votação eletrônica a realizar-se entre os dias 1º e 9 de março.

 

Clique aqui para conhecer os quesitos da Pauta Salarial 2007,
que estão disponíveis no Destaque do Portal SINAL.

 

 

Efeitos do PAC sobre os salários do BC

No Apito Brasil 011/07, de 01.02.07, divulgamos uma análise dos efeitos do Programa do Governo sobre os salários do BC (e dos demais servidores públicos federais, por extensão).
 

O SINAL vem se articulando em três fóruns de servidores públicos, visando ao enfrentamento dos pontos do PAC que nos afetam diretamente:

  • Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado – Fórum Nacional Permanente das Carreiras Típicas de Estado: no último dia 6 de fevereiro, o SINAL aderiu, formalmente, ao conjunto de 19 entidades de servidores públicos com representação nacional. Esse Fórum realizará, em 13 e 14/03, no auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, o Seminário Internacional sobre Previdência, cuja programação você pode ver aqui;
     

  • na terça-feira da semana passada (13/02), reuniram-se também as representações sindicais que compõem o Movimento em Defesa do Estado Brasileiro – MDEB, do qual o SINAL é membro fundador. O Movimento iniciou a elaboração de um documento-base para atuação conjunta, tendo como referência o Apito Brasil referido acima.
     

  • nesta semana, o SINAL se junta aos sindicatos que participam da CNESF, buscando a unificação das frentes de sindicatos, de forma coordenada, na atuação junto ao governo e ao Congresso.
     

Nesses três fóruns, o foco é o mesmo: agir em conjunto visando preservar dos aspectos nocivos do PAC as categorias que representamos.
 

Individualmente, dadas as nossas especificidades quanto ao tema, o SINAL estará realizando um Seminário sobre Previdência Complementar dos Servidores do BC: a Centrus como alternativa, em local e data a serem divulgados até à semana que vem.

 

Ação dos 28,86 %

As últimas manifestações dos tribunais têm despertado um enorme interesse do funcionalismo. Tem havido inúmeras demandas por informações quanto a processos – em curso e a ajuizar -, bem como sondagens quanto às perspectivas de êxito, alcance das decisões etc. O SINAL não tem medido esforços para atender a todos esses questionamentos.
 

No que toca especificamente a essa ação:
 

Palestra com o Dr. Marcos Resende: começamos por ouvir, diretamente, o patrono da ação, em palestra no auditório em Brasília, transmitida para todas as estações de trabalho do BC na ocasião.
 

O evento foi gravado pela Abace e pode ser visto na íntegra no site da Associação.
 

Elaboração de um FAQ:  nosso Departamento Jurídico fez um questionário com as perguntas mais freqüentes sobre o assunto, que se encontra no Portal do SINAL. Se você quiser, pode acessá-lo aqui.

 

Informações via Apitos Brasil:
 

Apito

Data

130/05

23.12.05

001/06

16.01.06

104/06

25.09.06

106/06

27.09.06

002/07

11.01.07

013/07

07.02.07

014/07

12.02.07

 

Nova palestra com o Dr. Marcos Resende

Ainda existem muitas dúvidas sobre o assunto entre o funcionalismo. Por exemplo:
 

  1. Qual o alcance da decisão?

  2. Todos dos funcionários do Banco Central estão contemplados?

  3. Quem pode entrar na ação?

  4. Funcionários novos podem entrar na ação?

  5. Quem não está na ação e nem pretende entrar poderá ser contemplado?

  6. Qual a diferença entre os contemplados pela decisão e os que entrarem agora?

Para esclarecer essas e outras questões, o Dr. Resende, a convite do SINAL, terá um novo encontro com os servidores do BC.
 


Data da palestra
: 1º/03/07

Horário: a partir das 15h

Local: auditório Octávio Gouvêa de Bulhões (Sede do BC – Brasília)

Transmissão pela TV-Bacen para todas
as estações de trabalho
 

O evento será gravado e estará à disposição de todos nas TVs SINAL e Abace.

Cabe ressaltar que a ação dos 28,86% não deve ser confundida com as demais demandas acima listadas, pois esta tem seus próprios prazos, curso e dinâmica ditados pelos rituais do Judiciário.

 


ATENÇÃO !

Atendendo a pedidos do funcionalismo, que espera decidir-se por entrar na nova ação proposta pelo SINAL após os esclarecimentos adicionais do Dr. Marcos Resende, adiaremos por mais um mês – até 30.03.07 (sexta-feira) – o prazo para ingresso de novos interessados.
 

 

A prioridade 1, repetimos,
é a RECOMPOSIÇÃO SALARIAL, JÁ!

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorBoletim Eleitoral
Matéria seguinteAssembléia, hoje, 27 de fevereiro, às 14 horas