Edição 44 - 03/05/2007

Relato da reunião no MPOG, ontem (02.05.07)

 

 

O relato pormenorizado da reunião no MPOG ocorrida ontem, com as falas de todos os participantes, está disponível no Portal do SINAL  http://www.sinal.org.br/  – Mobilização – Documentos.
 

Você também pode lê-lo aqui, agora.

Passos da negociação foram sendo relatados ontem à noite mesmo, através de três edições do SINAL INFORMA, transcritas abaixo:

19h05

Início da reunião. Governo reiterou a proposta inicial apresentada em 25/04. Não há qualquer avanço quanto à tabela e aos prazos de implementação.

A bancada sindical, indignada, está criticando a postura do governo e argumentando no sentido de que negociação pressupõe flexibilidade.

O SINAL enfatizou a insuficiência da proposta original e, mencionando as tabelas votadas em Brasília, Porto Alegre e Salvador, cobrou a equivalência aos salários da Receita Federal para todos.

As conversas prosseguem.

21h00

INTRANSIGÊNCIA DO GOVERNO EMPURRA CATEGORIA
 À GREVE

Após breve intervalo, a bancada sindical, sem ter apresentado qualquer nova contraproposta, especulou acerca de possíveis variantes na proposta quanto à tabela, aos prazos e à incorporação da GQ para tentar explorar alternativas para o impasse posto.

O esforço foi em vão. O Governo, a despeito da argumentação da bancada sindical e do apelo à verdadeira negociação, não avançou um milímetro sequer na proposta inicial. Nem o prazo, nem a tabela já apresentados serão mudados.

Diante da total intransigência do Governo, a bancada sindical propôs o seguinte:

  1. renovação do mandato para negociar da bancada governamental, uma vez que os limites definidos pelas instâncias decisórias superiores não atendem às necessidades da categoria;

  2. agendamento de nova reunião para a próxima quarta-feira, 9/5, para retomada da negociação com a reavaliação da proposta do Governo.

A bancada governamental disse ser difícil agendar reunião para a próxima semana, pois provavelmente não haveria nova proposta, dado que a margem de mudança é diminuta, sobretudo quanto a reajuste em 2007. A reunião será relatada às instâncias decisórias superiores, mas não há perspectiva de renovar o mandato com limites alargados e de apresentar nova proposta.

22h15

Fim da reunião.

Diante da completa intransigência do Governo, da manutenção da proposta já considerada insuficiente pela categoria e da falta de perspectivas para continuar a negociação, o indicativo das entidades sindicais é de greve por tempo indeterminado a partir de amanhã, 3/5, até que haja verdadeira negociação com a apresentação de avanços na proposta governamental.

Relato pormenorizado será divulgado amanhã pela manhã no Apito Brasil.

 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 127, de 2/05/07: Os servidores do BC em compasso de espera / Convite / Composição do novo Conselho Regional e Conselho Fiscal do Sinal-SP
Matéria seguinteGreve começa muito forte