Edição 62 - 19/06/2007

A greve acabou, mas a luta continua 

 


De tudo o que houve, pudemos aprender: a partir de agora, o BC precisa discutir um novo PCS

Finda mais uma campanha salarial, uma certeza salta aos olhos: a luta pela valorização da carreira de especialista do BC e em defesa da própria instituição Banco Central do Brasil é responsabilidade dos servidores da Casa.

Em janeiro de 2007, havia um fosso salarial (representado no gráfico 1, abaixo).  Agregado ao reconhecimento do Ministro Meirelles (em entrevista à Por Sinal nº 19) e dos próprios negociadores do Governo (quando compareceram à nossa 21ª AND), esse fato constituiu-se em prova inconteste da legitimidade de nossa greve.

 Gráfico 1

Técnicos: Vencimento equivalente a 50% do Analista


Essa distorção estabeleceu-se em junho de 2006, com a edição de um pacote de medidas provisórias concedendo reajustes de 30% a 40% para diversas carreiras congêneres.  Aos servidores do Banco Central do Brasil, haviam sido concedidos apenas 10%, relativos a uma campanha finda em 2005 e cobrada em 2006.  Essa discrepância não deixou dúvidas quanto à urgência da cobrança de uma solução imediata para aquelas diferenças.

 

O servidor do BC foi à luta não apenas por salário, mas também por respeito próprio e valorização da Instituição.

 

Ainda que reconhecendo a legitimidade do pleito, foi tão somente pelo enfrentamento, e pela força de nossa mobilização, que os representantes do governo vieram a fazer gestões no sentido de resolver a situação. Ficou a lição: a categoria é que faz o momento oportuno.

 

Após valorosa luta em defesa do Banco Central, de sua competitividade na captação e manutenção de recursos humanos qualificados, e do reconhecimento, pelas autoridades federais, do papel estratégico do Banco Central para o país, conseguimos reverter tal injustiça.

 

Entendemos que ainda não chegamos à posição em que deveríamos estar, em face das atribuições do BC: na de primeiríssima linha estratégica do governo.

 

O gráfico 2 abaixo mostra os resultados de nossa campanha.

           

Gráfico 2

Técnicos: Vencimento equivalente a 50% do Analista

 

Tal resultado nos permitiu sair da inaceitável vigésima posição entre as carreiras melhor remuneradas do Executivo Federal. Essa posição não guardava nenhuma relação com a importância do Órgão em que trabalhamos e com a complexidade, relevância e qualidade dos serviços prestados pelos funcionários do Banco Central do Brasil.

 

Muito menos, portanto, qualquer relação com os níveis históricos de remuneração percebidos pelos mesmos servidores, desde a criação do BC.

 

A tabela abaixo, extraída com base em dados do Boletim Estatístico de Pessoal publicado pelo Ministério do Planejamento, data-base Janeiro/2007, comprova o sucateamento descrito acima.

 

A força do nosso movimento nos remete a novos patamares relativos, mas ainda insuficientes, ao posicionar o Analista do BC em décimo primeiro lugar para os vencimentos de ingresso e terceira remuneração final, como mostra a tabela a seguir:
 

 

Cumpre salientar o que a retomada de campanha traz para os colegas técnicos: voltam aos primeiros lugares das carreiras de nível médio.

 

Nem por isso podemos dar como finda a luta nesta frente: os níveis iniciais dos nossos técnicos ainda serão, sem justificativa plausível, remunerações significativamente inferiores às da carreira congênere da Receita Federal.

 

A tabela a seguir mostra o ranking para os técnicos a partir de janeiro de 2008.

 


Estamos cientes de que a luta continua. Ainda há distorções a serem corrigidas, tanto na política de remuneração do servidor da Casa quanto em sua política de recursos humanos, de uma maneira mais ampla.

 

Voltamos ao trabalho, porém, de cabeça erguida, dada a certeza de disposição de luta para os próximos embates que virão.

 

E o primeiro se dará hoje, às 15h, na Mesa de negociação, quanto aos dias de greve.
 

Edições Anteriores RSS
Matéria anteriorSINAL-SP INFORMA nº 161, de 18.06.07: Errata resultado Assembléia de 14.06 / Área jurídica / Lançamento de livro / Convites Rede Cinemark chegaram
Matéria seguinteAdiada Reunião de Negociação